A Conmebol divulgou o áudio do árbitro de vídeo (VAR) da vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Corinthians, nessa terça-feira (2), na NeoQuímica Arena, pela Libertadores. O primeiro gol, de Arrascaeta, foi motivo de polêmica, mas de acordo com a nova orientação da Fifa para toque de mão na área, o lance foi legal, conforme decisão de campo do árbitro Patrício Lostau.
Na jogada, Cantillo tentou afastar na área, a bola desviou em Arrascaeta e se chocou com o braço de João Gomes, que voltava, antes de voltar para o uruguaio chutar com perfeição, no ângulo de Cássio.
O árbitro de vídeo Germán Delfino corroborou com a opinião de Lostau e confirmou o gol após breve conferência. O lance, aos 37 minutos do primeiro tempo, foi o único que gerou polêmica em todo o jogo.
“Está em posição natural e vem de um companheiro. Não vi uma mão marcável”, diz Lostau.
“Para mim, a mão está em posição natural. Faz um movimento natural do corpo. É uma posição natural, o corpo está em um movimento natural. E não é de iminência, porque quem faz o gol é outro jogador”, opina o argentino Germán Delfino, responsável pelo VAR.
Mesmo com a unanimidade da arbitragem, os corinthianos reclamaram muito da decisão. A indicação da International Board, de 2021, esclarece a questão ao afirmar que nem todo toque de mão na bola é infração no ataque.
Veja também
Futebol Futebol Santa Cruz inicia venda de ingressos para disputa contra o Tocantinópolis-TO; veja os valores
São Paulo x Ceará pelas quartas de finais da Sul-Americana; saiba onde assistir e veja as escalações
Fonte: Folha PE