A Coreia do Norte registrou, neste sábado (30), zero casos de “febre“, pela primeira vez desde maio, quando confirmou seus primeiros casos de covid-19.
“Nenhum novo paciente com febre foi relatado” nas 24 horas desde a noite de quinta-feira, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
O país mantém um rígido bloqueio pelo coronavírus desde o início da pandemia, mas especialistas acreditavam que, com grandes surtos da variante ômicron em países vizinhos, era apenas uma questão de tempo até que a Coreia do Norte tivesse contágios.
O país registrou quase 4,8 milhões de infecções desde maio, segundo a KCNA, e “99,994%” se recuperaram, com apenas 204 pacientes ainda em tratamento.
Aparentemente devido à falta de testes, a Coreia do Norte se refere a “pacientes com febre” em vez de “covid-19” em seus relatórios.
Pyongyang anunciou seu primeiro caso de coronavírus em 12 de maio e ativou um “sistema máximo de prevenção de epidemias”, com o líder Kim Jong Un liderando a resposta do governo.
A população norte-coreana, de cerca de 25 milhões de pessoas, não é vacinada e o governo rejeitou as vacinas oferecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja também
Internacional Saúde Papa admite que terá que diminuir ritmo ou ‘se colocar de lado’
Espanha registra segunda morte de paciente com varíola do macaco
Fonte: Folha PE