desinformacao:-mppe-promove-capacitacao-para-promotores-sobre-fake-news-e-sua-repercussao-nas-eleicoes

Desinformação: MPPE promove capacitação para promotores sobre fake news e sua repercussão nas eleições

20/07/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Olinda, recomendou ao prefeito de Olinda que elabore e encaminhe, no prazo de 120 dias, à Câmara de Vereadores de Olinda projeto de lei regulando o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos guardas municipais, adequando-se aos ditames da Lei Federal nº13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Olinda recomendou ainda que o prefeito assegure a realização contínua de capacitação específica e qualificação profissional dos guardas municipais, com matriz curricular compatível com suas atividades (nos termos do Estatuto), sobretudo com esclarecimentos acerca das atribuições para garantir um trabalho integrado no município, evitando-se assim conflitos de ações com as Polícias Civil e Militar, e torne público os contatos da Ouvidoria e outras ações que serão garantidas por meio da lei municipal.

Também deve garantir a progressão funcional na carreira, estabelecer para chefia e direção do serviço a estrutura de providos apenas por ocupantes de carreira, bem como implementar o controle interno, exercido por Corregedoria, caso possua efetivo acima de 50 servidores, e o controle externo, exercido por Ouvidoria, independente em relação à direção da respectiva guarda.

Por fim, foi recomendado que o prefeito de Olinda nomeie exclusivamente servidores pertencentes ao quadro efetivo de pessoal da Guarda Civil Municipal para os cargos de Ouvidor, Corregedor-Geral e SubCorregedor-Geral.

Ao chefe do Poder Executivo foi conferido o prazo de 30 dias para informar as providências que foram adotadas visualizando o cumprimento da recomendação.

Câmara de Vereadores – A recomendação também foi destinada ao presidente da Casa Legislativa de Olinda para que priorize a tramitação do projeto de lei em questão, de modo que não haja prejuízo ao interesse público no que tange à regularização das atividades da Guarda Municipal.

Mais informações, a recomendação da promotora Ana Maria Sampaio Barros de Carvalho foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de 20 de julho.

Imagem acessível: fotografia de camisa azul com um rádio de comunicação preso na lapela

About Redação

Veja também

PP Jaboatão comunica em grupo de WhatsApp que divulgará pesquisa sem registro para seus pré-candidatos neste sábado(6). Prática pode ser considerada crime eleitoral ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco No ano eleitoral, a legislação brasileira é rigorosa …