Detalhe: esse roteiro já deve ser cumprido com a presença de Luciana Santos na condição de pré-candidata a vice de Danilo Cabral, que encabeça o palanque de Lula em Pernambuco. A expectativa, nas hostes socialistas, é de que Danilo já possa aparecer ao lado de Lula com sua chapa completa. Se tudo sair como esperado, será possível bater a foto do presidenciável petista ao lado de Danilo, de Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado, e de Luciana. A comunista esteve, como a coluna cantara a pedra, em Salvador ao lado de Lula no sábado. Antes, esteve em Sergipe com ele e também em São Paulo, sentada ao lado dele à mesa do evento que marcou o lançamento das diretrizes do plano de governo do petista.
Presidente nacional do PCdoB, ela tem sido presença constante nas agendas da pré-campanha de Lula e, naturalmente, mais uma vez, figura como peça-chave para o PSB em meio às construções para a corrida eleitoral que se avizinha. Ela tende a ser, agora, uma nova variável a reforçar a digital de Lula na chapa encabeçada por Danilo Cabral, mais um fator capaz de dar “a cara de Lula” à composição, dizem aliados. Isso importa para o PSB, sobretudo porque, como mostrou a primeira pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, o presidenciável petista tem 62% das intenções de voto na estimulada contra 20% do presidente Jair Bolsonaro, se configurando como principal cabo eleitoral do Estado.
Day after
No PSB, já se dá, nas coxias, como prego batido e ponta virada a escolha de Luciana Santos para vice de Danilo Cabral. O anúncio do nome dela é o próximo passo a ser dado após a situação do PP na Frente Popular ser resolvida. O partido, presidido no Estado por Eduardo da Fonte, ensaiava apoiar Marília Arraes, mas, após gestos do PSB aos progressistas e uma articulação que culminou com rearranjo de espaços na gestão Paulo Câmara, a sigla fechou com Danilo, que parte, agora, para selar a composição de sua chapa com a benção de Lula.
Maomé à montanha > No PSB, se fala que, se Lula, por algum motivo, voltar a adiar a vinda a Pernambuco, a ideia é que a chapa completa de Danilo Cabral vá até ele. A presença de Luciana Santos, dizem integrantes da Frente Popular, é capaz de dar nitidez maior de que a chapa de Danilo é a apoiada por Lula.
Vai e vem > A agenda de Lula em Pernambuco, compreendendo passagens pelo Recife, Garanhuns, Caetés e Serra Talhada, tinha previsão de ocorrer entre 10 e 15 de julho, mas acabou transferida para agosto durante reunião recente da equipe de pré-campanha dele e, agora, tem nova previsão de contemplar mesmo o FIG ainda neste mês.
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo
Você precisa fazer login para comentar.