saiba-como-observar-o-raro-alinhamento-dos-planetas-na-madrugada-de-sexta-feira-(24)

Saiba como observar o raro alinhamento dos planetas na madrugada de sexta-feira (24)

Todo os planetas do Sistema Solar estarão alinhados em um raro evento astronômico, nas primeiras horas deste dia de São João, na madrugada desta sexta-feira (24). Os observadores poderão avistar cinco deles a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Netuno e Urano também se juntarão aos demais, mas são pouco brilhantes para serem vistos sem auxílio de equipamentos especiais. 

Considerado pela comunidade astronômica como o mais espetacular desfile planetário, o evento só voltará a ocorrer daqui a mais de 18 anos, em 8 de setembro de 2040 – a última ocorrência foi em dezembro de 2004. O posterior será apenas mais de um século depois: em 2161

“Teremos sete planetas acima do horizonte e dentre eles poderemos observar cinco. Para observar, o ideal é começar as observações antes do nascer do Sol“, explica Cleiton Batista, da coordenação do Observatório Astronômico da Sé. 

Um desfile de planetas, também conhecido como “dança dos planetas”, ocorre quando esses corpos celestes se alinham em fileira, na mesma área do céu, visto por quem observa da Terra. A recomendação é observar o alinhamento durante a madrugada da sexta-feira (24), até antes do nascer do Sol – o melhor horário, inclusive, é o próximo à aurora. 

Os planetas se estenderão no céu de Leste a Sul; ou de Norte a Leste (nas latitudes do Sul). “É importante dizer que o alinhamento planetário não deve ser interpretado literalmente. Como eles não orbitam perfeitamente no mesmo plano e oscilam em diferentes órbitas no espaço tridimensional, eles nunca se alinharão perfeitamente”, afirma Cleiton.

Observadores do Hemisfério Sul terão uma melhor visão, pois os planetas subirão mais cedo e mais alto ao horizonte. “Além dos planetas, teremos a Lua na fase minguante visível entre Vênus e Marte”, completa o especialista.

A conjunção dos planetas se estende durante boa parte da segunda metade do mês de junho, entre 17 e 27 de junho, mas pode ser vista de forma mais nítida exatamente na madrugada de sexta-feira (24).

Observação pode ser feita com apps


Uma dica para auxiliar na obsevação é baixar e usar aplicativos de astronomia, como Star Walk (Android e iOS) e o Stellarium.

Com essas ferramentas, é possível identificar qual corpo celeste você está vendo e até a hora em que cada planeta estará visível no céu.

Veja também

About Redação

Veja também

A falta que Fernando Bezerra Coelho faz ao Senado Federal: Legado de Atuação e Conquistas por Pernambuco

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Comunidade Política e Cidadãos Reconhecem Contribuição Significativa do …