O novo boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (22), aponta para sinal de crescimento de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de queda na de curto prazo (últimas três semanas).
O cenário sugere possível interrupção na tendência de crescimento e formação de platô no Brasil.
Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando para amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), especialmente na população adulta, representando 80,6% dos casos e 94% dos óbitos com resultado positivo para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.
Referente à Semana Epidemiológica (SE) 24 (período de 12 a 18 de junho de 2022), o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 20 de junho.
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, alerta que esse quadro deve ser interpretado com cautela e reavaliado nas próximas semanas para confirmação.
— Embora ainda apresentem sinal de crescimento na tendência de longo prazo, os estados das regiões Sudeste e Sul dão sinais de possível interrupção nesse aumento de casos, com formação de platô nas primeiras semanas de junho. Como tivemos o feriado prolongado na última semana, pode ter algum impacto nos registros, por isso a cautela e necessidade de aguardar as próximas atualizações para confirmação do cenário — explica.
Veja também
naufrágio Crise dos combustíveisEmbarcação que saiu do Recife naufraga a caminho de Fernando de Noronha; há desaparecidos
Caminhoneiros argentinos bloqueiam rodovias por falta de diesel
Fonte: Folha PE