O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu, nesta quinta-feira (16), a Missa de Corpus Christi na Igreja Madre de Deus, localizada no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana. Após a celebração, fiéis seguiram em procissão até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacramento.
A tradicional celebração marca os 60 dias desde a Páscoa e acontece para celebrar o mistério eucarístico, corpo e sangue de Jesus Cristo. Diversos padres da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram da missa, que deixou o templo lotado.
Para acomodar o máximo possível de pessoas que desejaram participar da missa, telões foram instalados fora da área principal da igreja e na rua ao lado. A celebração também foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife.
“Na celebração de Corpus Christi procuramos levar para as ruas, para junto das pessoas, a sagrada eucaristia. A partir da Idade Média a Igreja quis levar a eucaristia para mais perto das pessoas e por isso fazemos as procissões”, explicou dom Fernando.
O arcebispo explicou que o dia seria diferente, contando com uma procissão pelo rio, mas como precaução às possíveis chuvas na RMR, o evento precisou se adequar.
Mesmo assim, para os fiéis que saíram de suas casas e foram até a igreja da Madre de Deus, a celebração foi descrita como emocionante.
Antônia da Silva tem 85 anos e frequenta a missa de Corpus Christi desde muito nova. Para ela, a sensação de estar presente na celebração é de felicidade
“É tudo para mim, é a maior procissão que existe, porque eu creio que Jesus está vivo na hóstia consagrada. Estou aqui na procissão crente que Ele está presente e conosco”, afirmou Antônia.
“É uma alegria tão grande! Na minha idade, já tive dois infartos, tenho labirintite, mas estou com saúde graças a fé que eu tenho nEle”, completou.
Veja também
Educa Mais Twitter Enem: acordo entre o Inep e cinco instituições portuguesas é renovado
Veja cinco conclusões da reunião de Musk com equipe do Twitter