Projetos foram submetidos ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e tem como objetivo estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS)
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife teve três projetos aprovados na 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde. As propostas locais versam sobre a covid-19 e tem como objetivo estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos submetidos pela Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segtes) se juntam a outros mais de 140 selecionados no Brasil inteiro.
Os projetos vencedores foram os seguintes: Educação pelo Trabalho na Gestão e Assistência à Saúde frente aos desafios emergentes a partir da pandemia da Covid-19, a ser implementado junto à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Reabilitação e Cuidados Pós-Covid-19: fortalecendo a saúde da população idosa na Rede de Saúde do Recife/PE, a ser desenvolvido junto à Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS); e Iniciativas de Atenção, Gestão e Educação em Saúde voltadas para a pandemia da Covid-19 no Recife, a ser realizado junto à Universidade de Pernambuco (UPE).
O desenvolvimento desta iniciativa, a partir da implementação das referidas propostas, oferecerá bolsas para docentes das instituições de ensino envolvidas, profissionais de saúde da rede municipal e estudantes de graduação. A previsão é que os projetos iniciem suas atividades no início do segundo semestre deste ano.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, faz parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e tem por finalidade aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino, serviço e comunidade.