comite-de-atuacao-resolutiva-realiza-primeira-reuniao-do-ano-e-reforca-pratica-de-autocomposicao

Comitê de Atuação Resolutiva realiza primeira reunião do ano e reforça prática de autocomposição

  • Início


     

  • Comunicação


     

  • Notícias


     


  • Comitê de Atuação Resolutiva realiza primeira reunião do ano e reforça prática de autocomposição

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 16

04/05/2022 – O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, participou da primeira reunião de 2022 do Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público (Conafar), nesta terça-feira (3), em Brasília. O evento contou com a presença de seu novo presidente, o conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira, bem como do presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Antônio Augusto Brandão de Aras.

Foram convidados todos os procuradores-gerais de Justiça, presidentes das Associações Nacionais do MP e coordenadores das Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

O objetivo foi alinhar o plano de ação do Comitê à nova gestão e analisar os dados acerca da implementação dos Núcleos de Autocomposição nos Ministérios Públicos brasileiros, assim como fomentar a elaboração e a execução de medidas normativas e administrativas destinadas a estimular a atuação resolutiva e a cultura institucional de resolutividade.

“Os avanços sociais demonstram que a resolução de conflitos caminha, cada vez mais, para alternativas consensuais. O Ministério Público é um agente transformador da realidade social e, sem dúvida, um local de resolução, de diálogo, da negociação, das ações extrajudiciais para solução de conflitos”, pontuou Antônio Augusto Aras.

Já Antônio Edílio Teixeira afirmou que o MP precisa seguir uma rota de construir pontes, ouvindo todas as pessoas envolvidas no processo. “Temos que enxergar os problemas por todos os lados, dando chance de escuta, especialmente os lados que nos são opostos. Nossa proposta é de resolver os problemas na perspectiva de autocomposição”, salientou ele.

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Norma Cardoso Cavalcanti, que será empossada nova presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), representou a entidade na reunião e reforçou as falas anteriores. “Devemos ser a mudança que queremos no mundo. É preciso que o MP busque o aperfeiçoamento para autocomposição e resolutividade, dialogando, cotidianamente, com as partes envolvidas.”

Paulo Augusto de Freitas Oliveira lembrou que o MPPE já é entusiasta das práticas resolutivas e de autocomposicão. “O Ministério Público de Pernambuco já vem atuando com um olhar voltado à autocomposição, instrumento atual e efetivo para a solução de conflitos. Quer por meio do NUPIA, quer por meio do pioneirismo na criação do Núcleo de Não Persecução Penal (Nanpp) e pelo incentivo à celebração dos acordos de não persecução penal e de não persecução cível, temos buscado aperfeiçoar nossas práticas autocompositivas e, em consequência, a proatividade e a resolutividade institucionais. Por essa razão, acompanharemos os trabalhos do Comitê e aderimos à proposta do CNMP apresentada na reunião”, finalizou o procurador-geral de Justiça do MPPE. 

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Em reta final de campanha, Alessandra Pires realiza caminhadas nas comunidades de Jaboatão

Há nove dias da eleição, a candidata a vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Alessandra Pires …