Pernambuco participou, nesta terça-feira (26), do Encontro Anual Educação Já 2022 – Renovando o Compromisso, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara, a experiência das Escolas de Tempo Integral no Estado foi um dos destaques.
No evento, o método foi apontado como essencial para a melhoria da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Pernambuco. Durante a atual gestão, o índice saiu das últimas posições, em 2006, e chegou a ocupar o primeiro lugar.
Durante o encontro, promovido pela organização Todos pela Educação, Paulo Câmara detalhou as ações dos últimos anos nessa área e apresentou dados sobre o Ensino Médio estadual.
“Nossos resultados são fruto de investimentos na infraestrutura, principalmente nas Escolas de Tempo Integral. A valorização dos profissionais é um aspecto essencial, e a política do piso salarial ajudou a estabelecer uma uniformidade no País. Mas, acima de tudo, buscamos tornar a nossa escola cada vez mais atrativa e estar sempre presente nas instituições de ensino. É fundamental que o aluno se sinta bem no ambiente escolar, que tenha ferramentas para isso e saiba que pode realizar seus sonhos através do dia a dia na escola”, afirmou o gestor estadual.
No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019, o Estado registrou a média 4,5 – superando a média nacional de 3.9. Além disso, Pernambuco é a única unidade da Federação que, na série histórica do IDEB – criado em 2005 – registrou evolução no crescimento em todas as suas edições, e também foi o único a atingir a meta do MEC em todos os anos.
Todos pela Educação
A organização da sociedade civil Todos pela Educação tem como intuito mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos.
Educação Já
O Encontro Anual Educação Já é promovido anualmente pela organização Todos pela Educação, e na edição deste ano busca discutir a Educação Básica no contexto da retomada pós-pandemia, assim como os atuais desafios e os caminhos para avançar na educação brasileira.
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