Rebecca Regnier cobra instalação de câmeras após aprovação de lei e recursos na Câmara

A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier, afirmou nesta sexta-feira que irá acompanhar de perto a Prefeitura para o início da instalação das câmeras de videomonitoramento na cidade, após a Câmara Municipal aprovar tanto a lei quanto o remanejamento do recurso destinado exclusivamente para essa finalidade.

Segundo a parlamentar, a etapa legislativa foi concluída e agora cabe ao Poder Executivo dar andamento à implantação dos equipamentos.

“Aprovamos a lei e o remanejamento do recurso exclusivo para instalação das câmeras de vídeo monitoramento na cidade e agora vamos solicitar à Prefeitura que inicie a implantação. Vou procurar pessoalmente o secretário municipal da pasta ,Daniel Pessoa, para saber o prazo para instalação”, declarou a vereadora em suas redes sociais.

Segurança pública e prevenção

A instalação de câmeras de monitoramento é considerada uma ferramenta estratégica para fortalecer a segurança urbana. Entre os principais benefícios estão:

Inibição de crimes e atos de vandalismo Apoio às forças policiais na identificação de suspeitos Monitoramento de áreas com maior incidência de ocorrências Maior sensação de segurança para moradores e comerciantes

Especialistas apontam que sistemas integrados de videomonitoramento, quando bem distribuídos e operados por centrais de controle eficientes, contribuem para respostas mais rápidas em situações de emergência e para a produção de provas em investigações.

Papel do Legislativo

A Câmara Municipal cumpriu sua função ao aprovar a legislação autorizativa e garantir o recurso orçamentário necessário para a execução do projeto. No modelo administrativo brasileiro, cabe ao Legislativo:

Criar e aprovar leis; Autorizar remanejamentos orçamentários; Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Com a aprovação já consolidada, a fase atual passa a ser de fiscalização e cobrança por parte dos vereadores, para que o que foi autorizado saia do papel.

Responsabilidade do Executivo

A partir de agora, a execução do projeto fica sob responsabilidade da Prefeitura, especialmente da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, que deverá:

Definir cronograma de instalação; Escolher pontos estratégicos para implantação; Realizar processo licitatório, se necessário; Estruturar a central de monitoramento; Garantir manutenção e operação contínua do sistema.

Rebecca destacou que acompanhará de perto cada etapa do processo. “Nosso papel não termina na aprovação da lei. Agora é garantir que o recurso seja aplicado e que as câmeras estejam funcionando, trazendo mais segurança para a população”, reforçou.

A expectativa é que, com a implantação do sistema, Jaboatão avance na modernização da política de segurança urbana e fortaleça o combate à criminalidade em bairros estratégicos do município.

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier propõe nova base do SAMU e Patrulha Maria da Penha para melhorar atendimento em Jaboatão

A vereadora Rebecca Regnier apresentou à Secretaria Municipal de Saúde uma proposta estratégica para a …