O ano político de 2026 começou mais cedo para o Partido Liberal (PL) em Pernambuco. Sem pressa, mas com método, o partido iniciou as primeiras articulações estratégicas visando o próximo ciclo eleitoral, apostando em organização interna, cálculo político e fortalecimento de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Câmara Federal.
À frente desse processo estão Anderson Ferreira e André Ferreira, irmãos que comandam o partido no estado e são reconhecidos nos bastidores pela expertise na montagem partidária. A estratégia adotada por eles tem como marca o planejamento de longo prazo e a matemática eleitoral precisa — um histórico que vem se confirmando eleição após eleição.
Na disputa passada, o cálculo feito pela direção do PL indicava que cerca de 25 mil votos garantiriam uma cadeira na Alepe. O resultado confirmou a projeção: Nino de Enoque foi eleito com uma votação ligeiramente abaixo desse patamar, reforçando a leitura estratégica do grupo. Para dirigentes e pré-candidatos, a conta “fechou”.
Logo na primeira semana do ano, Anderson e André Ferreira se reuniram com nomes que devem compor as chapas proporcionais do partido em 2026. André Ferreira trabalha sua reeleição como deputado federal. Já Anderson Ferreira desponta como pré-candidato ao Senado, com aliados apostando em seu potencial de se consolidar como o principal e unifico nome conservador e de direita na disputa. Os demais postulantes ao cargo são na maioria de esquerda e centro esquerda.
De Jaboatão dos Guararapes, município que abriga a sede do portal Hoje Pernambuco, alguns nomes ganham destaque. O vereador Neneca do Piston, segundo mais votado da cidade pelo PL, confirmou sua pré-candidatura e deve concentrar força eleitoral especialmente em Cavaleiro, seu principal reduto. Outro nome com projeção é Nino de Enoque, que além de Jaboatão onde tem forte atuação no Curado e na região central do município, onde consolidou atuação durante o mandato, mantém também uma forte base em Moreno.
Também integra o núcleo político dos Ferreira o vereador do Recife Fred Ferreira, que deve buscar uma votação expressiva em Jaboatão — cidade que permanece como o maior reduto eleitoral da família, mesmo após a mudança de filiação do prefeito Mano Medeiros para o PSD.
O encontro foi coordenado por Anderson Ferreira, presidente estadual do Partido Liberal, e contou com a presença dos deputados federais Coronel Meira e André Ferreira; da presidente do PL Mulher, Izabel Urquiza; dos deputados estaduais Coronel Feitosa e Nino de Enoque; da primeira-dama de Gravatá, Viviane Facundes; do ex-prefeito de Escada Jandelson Gouveia; do vereador de Caruaru Silvio Nascimento; do ex-vereador do Recife Alcides Cardoso; além de Neneca do Piston e Fred Ferreira.
Durante a reunião, foram discutidos o cenário político estadual e nacional, com destaque para a estratégia do partido em torno da candidatura do senador Flávio Bolsonaro, que deve ocupar papel central no projeto nacional do PL.
Ao avaliar o momento do partido, Anderson Ferreira reforçou o discurso de cautela e planejamento:
“Sempre disse que, na hora certa e sem precipitação, o PL iria começar a traçar seu caminho. É hora de se organizar para a luta que teremos logo à frente para colocar o Brasil de volta ao rumo certo e a serviço do povo brasileiro. Em Pernambuco, não será diferente”, afirmou.
Com articulações ainda em fase inicial, o PL sinaliza que pretende chegar a 2026 com chapas estruturadas, discurso alinhado e competitividade real — apostando, mais uma vez, que a matemática eleitoral continuará jogando a seu favor.
Em tempo – Enquanto o PL possui bons formadores de chapa o PSD começa a ter brigas internas pra tirar candidatos em detrimento a projetos individuais. É o caso da chapa de federal : “Se fulano entrar eu não sou candidato” , Eita !
Hoje Pernambuco Notícias a toda hora!

