27o-festival-internacional-de-danca-do-recife-comeca-amanha

27º Festival Internacional de Dança do Recife começa amanhã

Programação gratuita, realizada pela Prefeitura do Recife, contará com 27 atrações: oito nacionais e três internacionais inéditos na cidade, além de 16 montagens pernambucanas. Até domingo (20), serão apresentados sete espetáculos, 4 inéditos na cidade (Foto: Allan Diniz)

Celebrando a diversidade e a longevidade de corpos, estéticas e poéticas que se encontram e se expressam por meio da dança, a 27ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife começa nesta sexta-feira (18), convidando públicos e ruas do Recife à comoção e ao movimento. Só neste primeiro fim de semana de programação,  até o domingo (20), serão apresentados seis espetáculos, uma performance e uma roda de conversa. Os ingressos para as sessões serão trocados na bilheteria dos teatros por alimentos não perecíveis.

Entre os destaques do fim de semana, está o Grupo Grial, homenageado desta 27ª edição, que abre o Festival, amanhã, com o espetáculo “Uma Mulher Vestida de Sol”, no Teatro do Parque, às 19h. A montagem que será apresentada no palco do Festival é uma releitura do espetáculo, baseado na obra de Ariano Suassuna, montado e apresentado pelo Grial, há 22 anos. “Acho que agora estamos conseguindo entender e apresentar melhor o que Ariano queria dizer. Será uma grande emoção reapresentar esse espetáculo, em celebração a esse importante festival, que celebra a dança na cidade, à homenagem que ele rende ao Grial e aos nossos 27 anos de história”, afirma e confirma Maria Paula Costa Rêgo, diretora do grupo.

O sábado (19) será um dia cheio de dança, na teoria e na prática. A programação abre às 14h, com a roda de conversa “O Corpo Negro na Dança Brasileira”, com Mestra Dandara (BA), Jamila Marques (PE), e Gaby Conde (PE). A mediação será de Ivana Motta (PE).

Mais tarde, às 18h, o Teatro Hermilo Borba Filho recebe o espetáculo internacional de música e dança flamenca “Somos Instantes”, uma coprodução do Paraguai com o Brasil, da companhia Perlla Flamenca, trazido à cidade em parceria com a Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes do Recife.

Às 19h30, a Cia de Dança Cisne Negro, de São Paulo, considerada uma das principais representantes da dança contemporânea no país, com 47 anos de coreografias e palcos, apresenta “Ziggy – Tributo a David Bowie”, no Luiz Mendonça.

No domingo, a agenda do festival começa cedo, às 16h, no Teatro Apolo, com outra montagem internacional inédita na cidade: o espetáculo de tango “Tango Grafias”, trazido noutra parceria, com a Embaixada da República Argentina no Recife.

Às 17h, o avizinhado Teatro Hermilo Borba Filho recebe a performance “Pequeno manual de sobrevivência para mães artistas”, de Iara Sales, que assina exposição com mesmo nome, que ficará em cartaz no Hermilo durante todo o festival. A exposição conta com oito obras, entre vídeos, fotografias e áudios, para trazer à tona a discussão sobre a pesada carga socialmente atribuída às mulheres na sustentação das dinâmicas familiares, que confirmam a coletividade e o futuro.

Fechando o primeiro fim de semana de programação em grande estilo, subirá ao palco do Teatro do Parque, às 18h30, o celebrado grupo catarinense Cena 11 para estrear na cidade o espetáculo “Eu não sou só eu em mim – Estado de natureza – Procedimento 01”, que promove o diálogo entre a dança e a tecnologia.

Com o tema “Corpos Atemporais”, esta 27ª edição irá reverberar um dos assuntos mais presentes nos palcos da dança do mundo inteiro na atualidade: a longevidade do ritmo, da emoção, da expressividade, do vigor e da poesia, que persistem nos corpos que celebram a passagem do tempo dançando. A programação segue até o próximo dia 27, reunindo 27 espetáculos, 11 deles inéditos na capital pernambucana, entre produções locais (16), nacionais (8) e internacionais (3). Haverá ainda debates, oficinas, exposição e sessão de cine dança

Ações formativas

Além de fruição, formação. O 27º Festival Internacional de Dança do Recife também se confirmará espaço para a qualificação dos artistas locais. Além da residência já realizada sobre videodança, serão oferecidas duas oficinas gratuitas, com inscrições pelo link https://docs.google.com/forms/d/1qgX7lzQyWPXlHoDHIl73TEo1wRIwY2GThj9Dj6c8uuE/edit.

A primeira começa já no primeiro dia do evento, 18 de outubro. Ministrada pela mestra de Capoeira Angola e doutoranda em Danças e Culturas Populares brasileiras pela UFBA Dandara Baldez, “O Corpo na Encantaria das Ruas” vai investigar a relação entre corpo, capoeira, memória e tempo. As aulas serão das 9h30 às 12h30, na Escola de Frevo, na Encruzilhada, até 20 de outubro.

A outra opção é a oficina “Substâncias Coreográficas”, com o bailarino, coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin, professor da Escola Superior de Artes de Amsterdam. O formato é de encontro prático, com conteúdo teórico também, a partir das ferramentas de treinamento, práticas performativas e procedimentos físicos e conceituais. As aulas serão de 23 a 25 de outubro, das 9h30 às 12h30, no paço do Frevo. Para mais informações sobre as duas oficinas: dancarecife2024@gmail.com.

Ingresso solidário

A 27ª edição do Festival de Dança do Recife terá ingresso solidário. Ou seja, será possível adquirir seu tíquete doando 1kg de alimento não perecível, que será direcionado a uma das quase 40 instituições sociais que integram o Banco Municipal de Alimentos, um programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Executiva de Assistência Social do Recife. O Banco opera como uma central de arrecadação e distribuição de alimentos desde abril de 2023.

PROGRAMAÇÃO

27 º Festival Internacional de Dança do Recife

De 18 a 27 de outubro

SEXTA-FEIRA (DIA 18)

Teatro do Parque

19h – Cerimônia de abertura

19h30 – “Uma Mulher Vestida de Sol”, do Grupo Grial de Dança (PE) – com audiodescrição

SÁBADO (DIA 19)

Paço do Frevo

14h – Roda de conversa “O Corpo Negro na Dança Brasileira”, com Mestra Dandara (BA), Jamila Marques (PE), e Gaby Conde (PE).  Mediação de Ivana Motta (PE)

Teatro Hermilo

18h – “Somos Instantes”, da Perla Flamenca (Brasil/Paraguai)

Teatro Luiz Mendonça

19h30 – “Ziggy – Tributo a David Bowie”, da Cia. de Dança Cisne Negro (SP)

DOMINGO (DIA 20)

Teatro Apolo

16h – “Tango Grafias”, de Natacha Muriel (Brasil/Argentina)

Teatro Hermilo Borba Filho

17h – Performance “Pequeno Manual de Sobrevivência para Mães Artistas”, com Iara Sales (PE)

17h30 – “Terra – Configuração 2”, do Grupo Grial de Dança (PE)

Teatro do Parque

18h30 – “Eu não sou só eu em mim – Estado de Natureza – Procedimento 01”, do Cena 11 (SC)

TERÇA-FEIRA  (22)

Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros

16h – “Chegança”, da Cia. Trapiá (PE) – Programação exclusiva para os alunos

Teatro do Parque

18h30 – “Meu Osso tá Cortando Feito Faca”, de Gardênia Coleto (PE)

19h – Cine Dança Debate, com Daniela Guimarães (BA), Marcelo Sena (PE) e Fernanda Capibaribe (PE). Mediação de Gabi Holanda (PE)

QUARTA-FEIRA  (23)

Rua Duque de Caxias (Santo Antônio)

13h – “Na Medida do Possível”, com Alisson Lima (SP)

Teatro Hermilo Borba Filho

19h – “O Agora não Confabula com a Espera”, de Iara Izidoro (PE) e podeserdesligado (PE)

QUINTA-FEIRA (24)

Teatro Hermilo Borba Filho

19h – Projeto Primeira Cena

“Caféto” de Bruna Souza / “Os Atos I, II e III” do Ballet Nacional de Danças Urbanas (B.N.D.U) / “Frevo Mulher” de Anastácia Xuanke e Alice Lacerda / “O que tinha de ser” de Marcos Teófilo

Teatro Apolo

20h30 – “Dembwa”, com Marcos Ferreira e Ruan Wills (BA) – com audiodescrição

SEXTA-FEIRA (25)

Praça da Várzea

16h – “Passo”, da Compassos Cia de Dança (PE)

Teatro Hermilo Borba Filho

19h – “Target” (Work in Progress), de Rafael FX (PE)

19h30 – “Eco, oco preso no peito”, de Maria Emília da Cruz (SP)

Teatro de Santa Isabel

20h30 – “Reino dos Bichos e dos Animais, esse é o meu nome”, do Coletivo CIDA (RN) – com audiodescrição

SÁBADO (26)

Parque Dona Lindu

16h – “Kdeiraz” (Brasil/Portugal)

Campo do Nacional (UR-1 Ibura)

16h – “Campo Minado” (work in progress), de Daniel Sembrenome e do Grupo Experimental (PE)

Teatro do Parque

20h – “Ainda Não”, de Marcelo Evelin (PI) – com audiodescrição

DOMINGO (27)

Avenida Boa Viagem (Segundo Jardim)

12h – “Debandada”, Coletivo Debonde (RJ)

Praça do Arsenal 

15h – Batalha da Escadaria Batalha de Danças Urbanas Festa Baile Charme









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …