Programação gratuita e aberta ao público, oferecida pela Prefeitura do Recife, contará com debates, palestras e espetáculos teatrais, até o próximo domingo (9), no Teatro Hermilo Borba Filho. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Começou ontem (4), com casa cheia e muitos aplausos, a 20ª edição da Semana Hermilo, programação cultural gratuita e aberta ao público, oferecida pela Prefeitura do Recife, para celebrar o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho. As atividades seguem até domingo (9), entre palestras, espetáculos teatrais e apresentação de caboclinho, que convidam a um passeio pelos temas, pela estética e pelas tradições que serviram de referência a um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro com raízes fincadas na cultura popular nordestina.
“A Semana Hermilo tem como missão manter e colocar na agenda do público, criadores e produtores a obra de Hermilo, dialogar sobre ela para atualizá-la e desdobrá-la. Formar novos elencos e públicos para um autor da importância dele é de suma importância, afinal, só se faz arte se houver quem veja e pense a respeito”, celebrou Carlos Carvalho, organizador da Semana.
O público que prestigiou a estreia também celebrou a iniciativa. “Sem memória não somos nada, inexistimos. Celebrar as pessoas que ocuparam o espaço que hoje é nosso, mais que um tributo, é uma forma de fortalecimento nosso. Hermilo foi – e segue sendo – um autor, pensador, artista de teatro muito importante, que influenciou toda uma geração, como uma pedra que submerge no centro da lagoa, criando ondas que se alastram por toda a lâmina d’água. É nosso dever manter as ondulações, refletir sobre os legados e levar às próximas gerações o amor, a paixão, a dedicação que pessoas como ele nos deixaram”, afirmou o ator e diretor Quiércles Santana, que já participou, no elenco e na equipe de direção, de diversas montagens de textos de Hermilo ou inspirados na obra dele.
A programação segue hoje (5), com palestra sobre formação cênica e exibição do espetáculo “O Auto da Barca do Inferno”, da Cênicas Cia de Repertório. Até domingo (9), mais quatro espetáculos serão apresentados dentro da programação da Semana, toda realizada no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo.
Entre as montagens, haverá ainda um espetáculo produzido por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dois espetáculos vencedores dos últimos editais O Solo do Outro e O Aprendiz em Cena, estratégias de fomento cultural e cênico mantidos pelo Centro Apolo Hermilo.
Para discutir a literatura de Hermilo e sua relação com o teatro,a dança e outras linguagens, além dos caminhos da formação e da produção cênica decolonial na capital pernambucana, a programação contará ainda com palestras e debates.
No domingo, derradeiro dia de atividades, a Semana encerra como a obra de Hermilo começou: celebrando as cores, músicas e danças da cultura popular, com a apresentação do Caboclinho Sete Flexas do Recife.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada apresentação.
20ª SEMANA HERMILO
De 4 a 9 de julho
No Teatro Hermilo Borba Filho
PROGRAMAÇÃO
Dia 5 (quarta-feira)
19h – Palestra: Espaço Cênicas: Mais de uma década de formação
(Antônio Rodrigues, diretor do Espaço Cênicas)
20h – Espetáculo “O Auto da Barca do Inferno” (Cênicas Cia de Repertório)
Dia 6 (quinta-feira)
20h – Espetáculo “Arranca” (Canela Vermelha)
Dia 7 (sexta-feira)
16h/19h – Espetáculo “Quatro Luas” (O Bando Coletivo)
Dia 8 (sábado)
19h – Palestra: Por um teatro de pretos e de pretas: Um olhar decolonial
(Samuel Santos, diretor do grupo O Poste)
20h – Espetáculo “Ombela (O Poste Soluções Luminosas)
Dia 9 (domingo)
19h – Espetáculo “Navalha na Carne” (Grupo Na Pele – UFPE)
20h – Apresentação do Caboclinho Sete Flexas do Recife
Você precisa fazer login para comentar.