vitoria-chega-aos-75%-de-vacinados

Vitória chega aos 75% de vacinados

Vitória chega aos 75% de vacinados

Vitória chega aos 75% de vacinados

Publicado em: terça-feira, setembro 14th, 2021

O balanço feito pela Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória, divulgado na noite desta segunda-feira (13/09), aponta que 75% do público alvo prioritário para vacinação já recebeu pelo menos uma das doses do imunizante contra o coronavírus em Vitória de Santo Antão. São 84.285 vacinas de primeira dose aplicadas e 1.267 doses únicas, totalizando 85.552 pessoas. Outras 39.873 pessoas completaram o esquema vacinal, o que representa 35% do público alvo.

“Esse número é resultado do comprometimento de todos os servidores que estão exaustivamente empenhados em vacinar o maior número possível de pessoas. Sempre que um novo lote de vacina chega à cidade, já estamos com a logística pronta para rapidamente iniciar a aplicação. Comemoramos também a adesão do povo vitorienses, que acredita na vacina como forma de se proteger e proteger aos que ama”, agradece o prefeito Paulo Roberto.

A vacinação no município começou no dia 19 de janeiro. Atualmente adolescentes a partir dos 16 anos já podem ser vacinados. No município, também estão sendo imunizados adolescentes de 15 a 17 anos com comorbidades, além das gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto (tecnicamente chamadas de puérperas).

“Ficamos muitos felizes em chegar a essa marca. O resultado disso já podemos ver na diminuição de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria. Mas é muito importante as pessoas não relaxarem os cuidados de convivência com a covid-19”, explica a secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas, lembrando sobre o distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e também o uso correto das máscaras.

Os números do primeiro semestre de 2021 apontam uma tendência de queda das mortes no município. Maio foi o mês com mais mortes, este ano: 37 pessoas, seguido de abril, com 23 mortes, e março, com 22. Contudo, em junho, os números voltaram a cair, com 21 óbitos. Maio de 2020 foi o mês que mais vitorienses perderam a vida para a covid-19. O município registrou, somente naquele mês, 85 mortes. No total, 311 pessoas perderam a vida entre 03 de abril de 2020, quando foi registrado o primeiro óbito no município, até 13 de setembro deste ano.

No dia 30 de junho, o município recebeu a visita de técnicos da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), que reconheceram como de excelência, as práticas realizadas pelo município no combate ao novo coronavírus. “A ampliação da capacidade de testagem, a forma como vêm trabalhando para ampliar a cobertura vacinal, o que foi posto sobre o impacto das ações desenvolvidas no âmbito assistencial para ter um número menor de óbitos na segunda onda da pandemia são bons indicativos. O trabalho desenvolvido pela nova gestão nos traz esperança de que a população vitoriense está em boas mãos”, pontuou o consultor nacional da Organização, Rodrigo Frutuoso.

PARA SE VACINAR – Na hora de fazer o cadastramento no hotsite especial da vacinação na página da prefeitura é preciso anexar: documento de identidade ou certidão de nascimento; documentos dos pais ou dos responsável ou da tutela e, ainda, comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis. Lembrando que faz-se necessário levar os originais no dia agendado para vacinar, quando também é necessário que o adolescente esteja acompanhado dos pais, responsáveis. O público com comorbidades é necessário também, ao, realizar o cadastro e anexar, além dos documentos já citados, também postar a declaração assinada pelo médico responsável. Você pode acessar a lista completa de comorbidades, acessando o site: www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br no mesmo site é feito o cadastro para todos os públicos.

Gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto (tecnicamente chamadas de puérperas). Elas devem procurar o Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, na Matriz, para se cadastrar e receber a imunização. Para quem tem dificuldade de realizar o cadastro pelo site, pode-se se dirigir com seu documentos em mãos nos postos de vacinação e realizar o cadastro, que são no Colégio Municipal 03 de Agosto ou no Vitória Park Shopping. Nesses dois locais, ocorrem a vacinação para pedestres, no Samu e no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues a vacinação ocorre no modelo drive-thru.

About Redação

Check Also

prefeitura-da-vitoria-autoriza-reinicio-das-obras-de-pavimentacao,-drenagem-e-iluminacao-da-avenida-elmo-candido-carneiro,-acesso-a-natuba-e-br-232

Prefeitura da Vitória autoriza reinício das obras de pavimentação, drenagem e iluminação da Avenida Elmo Cândido Carneiro, acesso à Natuba e BR-232

Prefeitura da Vitória autoriza reinício das obras de pavimentação, drenagem e iluminação da Avenida Elmo …

%d blogueiros gostam disto: