Recife ultrapassa 80% da população em situação de rua vacinada contra a covid-19

recife-ultrapassa-80%-da-populacao-em-situacao-de-rua-vacinada-contra-a-covid-19

Vacina da Janssen, aplicado em dose única, foi priorizado junto a esse público em salas de vacinação fixas e itinerantes. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

No Recife, mais um grupo ultrapassou o índice de 80% dos indivíduos com o esquema de vacinação completo contra a covid-19. Trata-se da população em situação de rua, que recebeu, de forma prioritária, o imunizante da Janssen, com cobertura vacinal alcançada com dose única. Ao todo, 1.385 pessoas nessa condição, de um total estimado em 1,7 mil, já estão totalmente vacinadas por meio de esforços das secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Considerando o total desse público que já tomou ao menos uma dose, a taxa de cobertura chega a 91%.

A Prefeitura do Recife adotou três estratégias para atender essa parcela da população: a vacinação no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Glória, em Santo Amaro, a oferta em dez postos de vacinação do município sem agendamento prévio e a vacinação itinerante, realizada pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) em conjunto com o Consultório na Rua (CnaR), da Sesau. Profissionais de saúde e de assistência social visitam pontos estratégicos para levar a vacina a pessoas que possuem dificuldade de locomoção para ir até uma das salas de imunização.

A população em situação de rua pode solicitar imunização sem prévio agendamento nos seguintes pontos: Uninassau (Graças); Unicap (Boa Vista); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais (Cordeiro); Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath (Hipódromo); Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro); Ginásio Geraldão (Imbiribeira); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Tamarineira); Parque da Macaxeira e UPA-E do Ibura.