primeira-edicao-dos-jogos-do-orgulho-da-prefeitura-do-recife-animou-o-geraldao

Primeira edição dos Jogos do Orgulho da Prefeitura do Recife animou o Geraldão

O torneio levou jovens de 15 e 29 anos para disputar partidas de Futsal, Vôlei e Queimado. (Foto: Daniel Tavares/PCR)


Diversidade e inclusão marcaram a primeira edição dos Jogos do Orgulho, que reuniu mais de 300 jovens recifenses no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, neste sábado (2). A iniciativa foi promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), em parceria com o Governo do Estado e as secretarias municipais de Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde, Mulher e Esportes.  

O principal objetivo dos Jogos do Orgulho foi reforçar o compromisso do município com a garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e ao lazer, direito previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Municipal da Juventude. Além disso, a competição também teve a intenção de promover a inclusão ativa dos jovens LGBTQAI nas práticas esportivas comunitárias

“Fico muito feliz e muito contemplado, enquanto jovem e LGBTQIA , de atender a mais uma demanda de política pública solicitada pela juventude, que são os Jogos do Orgulho. O esporte é uma importante ferramenta de transformação e inclusão social e conseguimos fazer um torneio plural que, mesmo com a diretriz de ter pelo menos 50% dos participantes fossem LGBTQIA , não excluímos ninguém. Neste campeonato, quem venceu foi a inclusão e a diversidade”, contou Marcone Ribeiro, secretário-executivo de Juventude do Recife.

Os grupos que conquistaram os primeiros lugares ganharam um voucher no valor de R$ 150 para os restaurantes Ca-Já, Retetéu e Udon. Já os times que ficaram na vice-liderança receberam entradas para a Boate Metrópole, Conchitas Bar e Casa de Bamba. Todos os grupos que conquistaram o pódio ganharam medalhas e flores. Na competição de Vôlei, que só teve categoria masculina, o time vencedor foi o Mangueira. No Queimado, categoria mista, o time vencedor foi Os Afoitos. No futsal masculino, o Tropicats foi o time vencedor. 

No futsal feminino, o time vencedor foi o Shark Atack. A jogadora Laura Gusmão, 22 anos, ficou grata pela oportunidade de participar de um evento em grupos em tempos tão difíceis. “Foi emocionante participar desse evento hoje, porque, além de ter a oportunidade de reunir um grupo de amigas que não se encontrava desde antes da pandemia, também pudemos dividir o momento com a família, que incentivou e torceu. Eu adorei participar e fiquei muito feliz com a nossa conquista”, contou.

About Redação

Check Also

prefeitura-leva-programa-geracao-de-oportunidade-–-go-recife-aos-mercados-publicos-a-partir-deste-sabado

Prefeitura leva Programa Geração de Oportunidade – GO Recife aos mercados públicos a partir deste sábado

Ação inédita visa ampliar esforços de empregabilidade e geração de renda para recifenses. Iniciativa acontece …

%d blogueiros gostam disto: