novo-centro-de-processamento-de-dados-da-pcr-sera-instalado-neste-final-de-semana

Novo Centro de Processamento de Dados da PCR será instalado neste final de semana

Por medida de segurança, os serviços internos e externos oferecidos pela Prefeitura do Recife e que dependem da Internet para funcionar serão suspensos na próxima sexta-feira (12.11). Os sistemas serão religados na manhã da terça-feira (16.11). 

A partir das 12h desta sexta-feira (12), a Prefeitura do Recife dará início à mudança e à instalação dos seus equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação, no novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III. Até que a instalação seja concluída, por necessidade para esse tipo de manobra, estarão fora do ar, temporariamente, todos os serviços executados pela Prefeitura, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, incluindo o acesso ao Aplicativo do Conecta Recife. Os únicos serviços que permanecerão em funcionamento serão: Nota Fiscal Eletrônica (nfse.recife.pe.gov.br/capa.aspx), e-SUS (https://sisaps.saude.gov.br/esus/), Recife Vacina (minhavacina.recife.pe.gov.br/)  e Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br/login). O trabalho de migração, chamado de moving e coordenado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), será concluído na terça-feira (16.11). 

 “O período para a realização do moving foi escolhido de maneira a causar o mínimo de impacto possível ao cidadão e aos nossos servidores municipais nas suas rotinas diárias”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel. A parada das atividades será necessária 

para realizar a transferência de todos os equipamentos onde são armazenados os sistemas, dados e aplicativos da Prefeitura do Recife, além dos mais de 300 links e unidades que a Emprel gere. Quando pronto, o novo Datacenter TIER III terá como objetivo oferecer um funcionamento dentro de um ambiente institucionalmente seguro para o armazenamento e fluxo de dados. Além disso, entrará em funcionamento sistemas redundantes, que são estruturas duplicadas e independentes garantindo maior estabilidade dos sistemas a partir de acionamento automático. Importante ressaltar que os serviços emergenciais, como é o caso do SAMU (192), CTTU (0800 081 1078), Defesa Civil (0800 081 3400) e Emlurb (156), continuarão recebendo os chamados normalmente. 

“A mudança física de um centro de processamento de dados é sempre uma operação complexa, porque dele dependem todas as conexões dos serviços online que oferecemos a toda estrutura da prefeitura e ao cidadão. Mas essa é uma operação necessária para prestarmos um serviço que venha a imprimir, ao cidadão e aos nossos servidores municipais, ainda mais qualidade e segurança no funcionamento dos nossos sistemas. Vamos executar o serviço com o máximo de segurança e, logo em seguida, teremos ao nosso dispor e à disposição da sociedade a oportunidade de atingirmos um outro nível de qualidade tecnológica”,  pontua Bernardo D’Almeida. 

O moving será iniciado na sexta-feira (12.11) com a finalização das cópias de segurança e o desligamento dos sistemas. O final de semana e o feriado da Proclamação da República (15.11) serão de muito trabalho para os técnicos que estarão envolvidos com a instalação dos equipamentos no novo Centro de Processamento de Dados. Toda a aparelhagem agora ficará instalada na sede da Prefeitura do Recife e marca a desativação das operações da Emprel no bairro do Bongi. A previsão é que no final da tarde de segunda-feira (15.11) os serviços comecem a ser liberados para funcionamento e que na terça-feira todos os sistemas já estejam restabelecidos. 

 “Estamos lidando com eletricidade, outro fator de segurança que precisamos levar em consideração. Uma mudança dessa magnitude só pode ocorrer com o desligamento dos equipamentos. Nossa previsão é que em três dias possamos já devolver o funcionamento em quase 100% do acesso aos sistemas para nossos servidores e ao cidadão”, pontua Jorge Pinto, diretor de Infraestrutura de Informática da Emprel, responsável pelo processo de mudança e instalação dos equipamentos no novo Data Center.

A transferência do Data Center, que até então está em funcionamento na antiga sede da Emprel, no Torrões, Zona Oeste da cidade, para o edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife, representa conectividade, continuidade e melhora dos serviços prestados aos cidadãos. Além disso, a mudança também conclui a transição da estrutura da Emprel para um dos maiores e mais bem sucedidos Parques de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do País, o Porto Digital.

DATACENTER TIER III – No início de julho deste ano, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), recebeu seu novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III. No formato de um container, o local tem a função de concentrar os equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação de toda a Prefeitura do Recife, incluindo os órgãos da Administração Indireta. A chegada do container marcou a primeira etapa desta grande mudança e a segunda fase compreende a migração da atual base. O investimento, aplicado com recurso próprio, foi de R$ 4 milhões, conferindo à estrutura do Executivo Municipal mais modernidade e mais segurança aos seus usuários. A estrutura pesa 35 toneladas e mede 26 metros de comprimento. 

CTTU – Quanto aos serviços relacionados ao site da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de agendamento de atendimentos para recursos de infrações, transportes e credencial de estacionamento especial, estarão suspensos até o término da operação da Emprel. 

Para os registros de boletim de ocorrência para sinistros de trânsito sem vítima, o Bate Pronto, ficará suspenso durante a operação, mas os cidadãos poderão utilizar a Delegacia Online do Governo do Estado. Os serviços essenciais de teleatendimento gratuito e 24h pelo número 0800.081.1078, assim como a operação e fiscalização por 24h e a central de videomonitoramento não serão afetados.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …