Moradores do Jordão e Alto José Bonifácio serão beneficiados com mutirão contra arboviroses neste fim de semana

moradores-do-jordao-e-alto-jose-bonifacio-serao-beneficiados-com-mutirao-contra-arboviroses-neste-fim-de-semana

No sábado (9), equipes da Vigilância Ambiental do Recife ainda levarão vacinação antirrábica animal para o bairro do Pina. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

A Prefeitura do Recife vai realizar, nestes sábado (9) e domingo (10), mais um mutirão de arboviroses na cidade. Ao todo, 36 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife vão inspecionar, nos dois dias, dois mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, nestes bairros. No sábado, equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Sesau) do município ainda levarão vacinação antirrábica animal para o bairro do Pina.

As ações no território acontecem das 8h às 13h. Em cada um dos dias, os asaces farão 500 visitas em cada bairro e, durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nas atividades do Alto José Bonifácio, os profissionais da Vigilância Ambiental contarão com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças. Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

No sábado (9), a Sesau ainda levará a vacinação antirrábica de cães e gatos para a Capela de São Francisco de Assis, que fica na Rua Dr. Dirceu Velloso Toscano de Brito, 122, Jardim Beira Rio, no bairro do Pina. A expectativa é que sejam vacinados 300 animais neste dia.

Os asaces ainda visitarão 29 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.