Ipojuca inicia campanha em alusão ao Setembro Amarelo

ipojuca-inicia-campanha-em-alusao-ao-setembro-amarelo

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e a prevenção contra o suicídio, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na última semana, uma programação de atividades do Setembro Amarelo, mês que marca o movimento mundial para alertar sobre o assunto. No município, a iniciativa começou com uma ação na comunidade Quilombola Ilha de Mercês.

Na escola da localidade, foram realizadas diversas ações de saúde, como palestra sobre o tema; roda de conversa com Agente de Endemias sobre prevenção a Dengue e Arboviroses; distribuição de panfletos, máscaras e sacos de lixo; atendimento médico; atividade de Vigilância Ambiental com distribuição de hipoclorito; orientação sobre usos de medicamentos; atendimento com nutricionista; testes de COVID. Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Amanda Pimentel, “além de todos esses serviços, estamos orientando sobre a importância de buscar ajudar na questão do suicídio, que pode aparecer de maneira silenciosa, por isso é fundamental cuidar da saúde mental”, disse.

Maria de Fátima da Silva, 58 anos, é moradora do quilombola Ilha de Mercês e aprovou a iniciativa. “Vim fazer o exame da COVID-19 e buscar atendimento médico. Está sendo muito boa essa ação aqui na localidade, pois é importante está sempre se cuidando”, afirmou. Ao longo do mês, serão realizadas palestras com “Cine Saúde” também para profissionais de saúde, blitz educativas nas barreiras sanitárias, palestras em hotéis, escolas municipais e com grupos de jovens da Secretaria Especial de Juventude.

crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca