Em Vitória, 6ª Missa do Vaqueiro é marcada por homenagens

em-vitoria,-6a-missa-do-vaqueiro-e-marcada-por-homenagens

Em Vitória, 6ª Missa do Vaqueiro é marcada por homenagens

Em Vitória, 6ª Missa do Vaqueiro é marcada por homenagens

Publicado em: segunda-feira, novembro 1st, 2021

Reunindo fé, devoção, cultura nordestina e vaqueiros de toda a região, a 6º edição da Missa do Vaqueiro foi realizada na tarde deste domingo (31/10), no Engenho Bento Velho, em Vitória de Santo Antão. Do Parque Roberta Urquiza, onde no sábado foram realizadas atividades culturais, os vaqueiros seguiram em cavalgada até o Engenho Bento Velho, para participarem da celebração presidida pelo Padre Rosivaldo Pontes e co-celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz.

Os cânticos da missa contaram com Josildo Sá e a apresentação cultural teve a participação da orquestra Sopro da Vida, de Glória do Goitá. No casarão do engenho, ocorreu exposição de fotografias, além de peças de artesanato. O evento foi realizado pela Paróquia de Santo Antão e contou o apoio da Prefeitura da Vitória. O prefeito Paulo Roberto e o secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Demétrius Lisboa, participaram da cerimônia.

“Um evento como este tem que se tornar tradição e entrar para o calendário turístico de Pernambuco. E nós iremos somar todos esforços para que isso aconteça e para dar continuidade a esse grandioso evento, que mostra a tradição da nossa gente“, frisou o prefeito.

A missa homenageia os três heróis do gibão, mortos na luta com touros no próprio engenho, em 28 de setembro de 2003. “Além de homenagearmos esses três irmãos nosso que há 19 anos perderam a sua vida, também nós recordamos a figura do velho Bosco [in memoriam], que foi um dos fundadores deste evento, e de Seu Cecé, que nos deixou recentemente”, destacou o monsenhor Maurício Diniz, pároco da Matriz de Santo Antão.

A programação deste ano foi iniciada no sábado com uma missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Bela Vista, celebrada pelo padre Ednaldo Tavares. Na sequência, uma procissão seguiu até o Parque Roberta Urquiza para uma benção aos vaqueiros, competição valendo premiação, apresentação de aboiadores, além de shows gratuitos da Banda Laboratório 6, Lady Falcão e do sanfoneiro Silvinho Cavalcanti.