Em parceria com Fundação Telefônica Vivo, Prefeitura de Vitória entrega equipamentos tecnológicos para escolas municipais

em-parceria-com-fundacao-telefonica-vivo,-prefeitura-de-vitoria-entrega-equipamentos-tecnologicos-para-escolas-municipais

Em parceria com Fundação Telefônica Vivo, Prefeitura de Vitória entrega equipamentos tecnológicos para escolas municipais

Em parceria com Fundação Telefônica Vivo, Prefeitura de Vitória entrega equipamentos tecnológicos para escolas municipais

Publicado em: quarta-feira, outubro 27th, 2021

Por meio de uma parceria firmada com a Fundação Telefônica Vivo, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão vai modernizar as escolas da rede municipal com kits tecnológicos. Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (27/10), na Escola Ana Maria Alves. As maletas, compostas por 30 tablets, um notebook, um nobreak, um roteador wireless e um filtro de linha (extensão) também serão destinados a outras 26 unidades escolares, sendo 10 rurais e 17 urbanas.

Ao todo, 3.662 alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados com a iniciativa que integra o projeto de educação Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo. O projeto integra o ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de um ensino digital de qualidade. No Brasil desde 2017, está presente em Manaus, Sergipe, Viamão e Goiânia. Vitória é a primeira cidade de Pernambucana a receber o programa.

Os tablets já vêm com conteúdos pedagógicos digitais alinhados à Base Comum Curricular (BNCC), sem que seja necessário acessar a internet. A conexão à rede mundial de computadores, contudo, será facilitada com a chegada de modens da Vivo para algumas unidades escolares municipais. A entrega dos equipamentos é apenas um dos pilares do projeto. Antes, os educadores são formados com o apoio da CESAR School. Ao longo da formação continuada, os professores aprendem não apenas a manusear a tecnologia, mas também a inovar nas práticas pedagógicas.

De acordo com o prefeito Paulo Roberto, essa parceria firmada com o apoio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) vai ao encontro das metas da gestão municipal. “Trabalhamos para oferecer o ensino de qualidade aos nossos estudantes e a tecnologia é um importante aliado nesse processo”, pontua. “Assim conseguiremos criar melhores oportunidades para nossas crianças e jovens”, acrescenta o secretário de Educação, Carmelo Souza.

O município também participou de outra iniciativa do ProFuturo, o Inova Escola. Em 2016, a Escola Municipal Manoel Domingos de Melo (EMDM), que fica na comunidade rural do Oiteiro e é considerada a primeira escola 100% digital do Nordeste, passou a ser uma das escolas laboratório incubadas que receberam apoio técnico pedagógico. A abertura para a parceria encontrada na rede municipal de educação, somada aos resultados obtidos por meio da incubação do laboratório de práticas inovadoras, viabilizou a oferta do Aula Digital ao município, fortalecendo a implementação da agenda de inovação no território, de acordo com as potencialidades locais.

“Estamos felizes por, finalmente, chegarmos a este momento que complementa as ações que temos em andamento como os recursos pedagógicos digitais, a formação dos professores e o acompanhamento nas escolas, que são tão ou mais importante quanto os equipamentos em si. Em anos anteriores, a Fundação Telefônica Vivo desenvolveu parcerias com a rede de Vitória e sabemos o quanto ela abraça a inovação e oportuniza trocas muito ricas de aprendizados e experiências educacionais, graças ao envolvimento dos docentes, e de toda a equipe da Secretaria de Educação. E isto é o que esperamos com esta nova fase do projeto Aula Digital”, explica Renata Altman, Gerente de Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo.

Fotos: Roberto Silva