Educação promove semana do ‘Tô Voltando: Meu lugar é na Escola’ em toda Rede Municipal de Ensino de Olinda, a partir desta segunda (25)

educacao-promove-semana-do-‘to-voltando:-meu-lugar-e-na-escola’-em-toda-rede-municipal-de-ensino-de-olinda,-a-partir-desta-segunda-(25)

Educação promove semana do ‘Tô Voltando: Meu lugar é na Escola’ em toda Rede Municipal de Ensino de Olinda, a partir desta segunda (25)

Iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de combate a infrequência escolar e garantir a permanência dos estudantes em sala de aula

Publicado por: Redação da Secom, em: 20/10/21 às 17:02

Por Pattricia Viviane

O combate à evasão escolar e garantia da permanência dos alunos em sala de aula são os grandes desafios enfrentados no setor educacional em todo o país. Pensando nisso, a Secretaria da Educação de Olinda, através da Executiva de Política e Programa Educacionais promove, a partir desta segunda-feira (25), a semana “Tô Voltando: Meu lugar é na Escola” em toda a rede pública municipal de ensino com ações simultâneas de mobilização dos estudantes nas 72 unidades de ensino. A iniciativa segue até 29 de outubro como um grande “Dia D” que encerrará a programação.

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, contará com vários órgãos parceiros como o Ministério Público, Secretarias de Assistência Social e Saúde e, Conselhos de Educação que estarão fazendo um grande mutirão para trazer os jovens e crianças de volta para a escola. Intitulada de “Tô Voltando: Meu lugar é na Escola”, a semana da Busca Ativa envolverá toda a comunidade escolar em prol ao retorno dos estudantes que estão fora das unidades de ensino.

Para isso, professores, gestores e vários órgãos parceiros formarão uma verdadeira força-tarefa. Vans sairão, durante toda a semana, às 6h30, da Biblioteca Pública, no Carmo, com destino certo: a residência dos estudantes. “Esse é o momento de todos voltarem para o seu lugar: a sala de aula. Um dos grandes problemas da pandemia em relação à Educação, sem dúvidas, foi o afastamento dos estudantes do ambiente escolar e agora, com o retorno das aulas presenciais, esse tem sido um aspecto muito trabalhado por nós”, ressalta o secretário da Educação, Paulo Roberto Souza Silva.

De acordo com a Secretária Executiva de Política e Programas Educacionais, Edilene Soares, essa tem sido uma ação integrada e permanente, que se tornou ainda mais necessária durante a pandemia da Covid-19. “Neste momento, em especial, as ações de Busca Ativa se tornam ainda mais relevantes para a nossa Educação. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, de forma híbrida, a estratégia não pode parar. Estamos, junto às escolas, acompanhando a frequência escolar dos estudantes e organizando ações internas, de acordo com suas necessidades, para buscar esses estudantes que estão correndo o risco de abandono ou evasão escolar”, pontua.

As primeiras escolas a receber à ação Tô Voltando: Meu lugar é na Escola serão as unidades de ensino Isabel Burity, Pastor Conrado e Chico Science localizadas no bairro de Rio Doce, nesta segunda-feira, 25.

A Rede Municipal de Ensino de Olinda possui 72 escolas com 25.903 estudantes matriculados, entre turmas de Educação Infantil, Ensino fundamental Anos iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, aproximadamente 33% dos estudantes fazem parte da infrequência escolar desde o retorno às aulas presenciais, no último dia 13 setembro.