Ação do Outubro Rosa leva mamografia e outros serviços às mulheres de Vitória

acao-do-outubro-rosa-leva-mamografia-e-outros-servicos-as-mulheres-de-vitoria

Ação do Outubro Rosa leva mamografia e outros serviços às mulheres de Vitória

Ação do Outubro Rosa leva mamografia e outros serviços às mulheres de Vitória

Publicado em: quinta-feira, outubro 14th, 2021

Para celebrar a passagem do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, as Secretarias de Saúde e Bem Estar; a da Mulher e a de Assistência Social da Prefeitura da Vitória de Santo Antão estão promovendo diversas ações em prol das mulheres vitorienses por meio da campanha “Se Toca”. As atividades vão até o sábado (16) em pontos distintos da cidade.

O vice-prefeito professor Edmo Neves acompanhou a ação nesta quinta-feira (14), no Lídia Queiroz. Na oportunidade, conversou com a equipe e viu de perto os cuidados dos profissionais envolvidos na campanha. “Temos que ter muita atenção com a saúde da mulher e promover ações que incentivem o autocuidado. A nossa gestão vem priorizando essas práticas e incentivando as campanhas que visem o bem estar da população”, salientou professor Edmo.

Além da mamografia, estão disponíveis serviços como testes rápidos, palestras sobre temas que envolvem a campanha, entretenimento infantil, bazar, confecção do cartão do SUS, entre outros. A caravana de atendimentos atracou no Maués na quinta-feira (13) e passará por Lídia Queiroz, Praça da Matriz, e o Distrito de Pirituba nos dias 14, 15 e 16, respectivamente, das 8h às 14h.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama em 2020, sendo o tipo de câncer que mais mata entre o gênero, já que 18.068 mortes foram registradas em 2019. “A prevenção e o autocuidado são fatores que ajudam a minimizar os casos, mas nada será possível se não houver conscientização por parte do poder público. Junto a toda nossa equipe, estamos cuidando das mulheres da cidade”, destacou Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar da Vitória.