voltei:-mppe-implementa-projeto-de-combate-a-evasao-escolar-no-municipio-de-abreu-e-lima

Voltei: MPPE implementa projeto de combate à evasão escolar no município de Abreu e Lima

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 7

19/04/2022 – Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Abreu e Lima celebrou com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o Termo de Cooperação e Integração Operacional do Projeto Voltei, para implementação de ações tendentes a tornar efetivo o direito de acesso, permanência, regresso e sucesso da criança e do adolescente na Escola. O encontro ocorreu no auditório da Escola Municipal Professor José Francisco de Barros e contou com a participação de representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) do município, que também firmaram o compromisso, entre outros convidados.

“A implementação do projeto Voltei ao Município de Abreu e Lima representa um significativo avanço. Era algo que o Município estava devendo e que, notadamente após a pandemia, se impunha como necessário para que pudéssemos combater o abandono, a infrequência e a evasão escolar”, destacou a promotora de Justiça Liliane Asfora Cunha Cavalcanti da Fonte

Na oportunidade, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação), Sérgio Souto, ofertou uma capacitação aos gestores escolares, integrantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e demais presentes no evento.

Projeto Voltei – o Projeto Verificação Oficial Limitadora de Taxas de Evasão e Infrequência (Voltei) é um instrumento para se verificar a real situação da educação em cada cidade do Estado e fomentar políticas públicas para solução de outros problemas, identificando os fatores que ocasionam a evasão e a infrequência e atuando em conjunto com a Escola e o Conselho Tutelar.

“Com base na normativa vigente, podemos chegar junto às famílias e identificar as diversas causas que levam o aluno a abandonar ou evadir-se da escola, de forma a tentar resgatá-lo. Por isso, ficamos muito esperançosos com o compromisso assumido pelo Município, embora este seja apenas o primeiro passo. A partir daqui, inicia-se o trabalho mais árduo. Mas iremos nos articular com a rede municipal para que as dificuldades possam ser contornadas e possamos chegar ao objetivo pretendido”, finalizou a promotora.

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Vereador Márcio do Curado garante R$ 1,5 milhões em investimentos para Jaboatão com apoio do Deputado Felipe Carreras

Na tarde desta terça-feira (19), o vereador Márcio do Curado, de Jaboatão dos Guararapes, anunciou …