Nessa sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde de Caruaru por meio da Vigilância Sanitária (VISA) deu início às fiscalizações com objetivo de coibir a comercialização de pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos, de todos as marcas, conforme a resolução de número 475, de 9 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União da mesma data pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), considerando os relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular.
A interdição cautelar, recomendada pela Agência Reguladora, é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.
Em Caruaru, as fiscalizações tiveram início ontem, em estabelecimentos comerciais e salões de beleza para garantir que nenhum desses produtos esteja exposto à venda ou para uso, realizando o recolhimento dos produtos, caso haja descumprimento por parte dos comerciantes e prestadores de serviço.
Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Caruaru , Cecília Borba, a decisão da Anvisa se deu após muitos relatos dos efeitos indesejáveis que vem ocorrendo quando esses produtos têm contato com os olhos, como: ardência, dor, vermelhidão e, inclusive, a cegueira temporária. “Se pretende curtir os festejos e deseja fazer penteados durante esse período de carnaval, a recomendação da VISA é que não utilize nenhum desses produtos”, reforçou Cecília Borba.
Foto: Jorge Farias
Fonte: Prefeitura de Caruaru