Atividade faz parte das ações estratégicas da Secretaria de Saúde de Olinda no combate ao mosquito Aedes Aegypti
Publicado por: Analu Pereira, em: 16/05/23 às 10:39
Uma equipe composta por 22 agentes de controle de endemias da Vigilância Ambiental de Olinda realiza na manhã desta quarta-feira (17.5) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. Desta vez, a Diretoria de Vigilância em Saúde escolheu realizar a ação pelas ruas do bairro de Águas Compridas. A concentração da equipe será às 9h, em frente à unidade de saúde Águas Compridas III, mais conhecida como “Buraco do Afonso”.
A ação é uma continuação da rotina dos agentes na área, só que de forma mais intensa de fluxo nas residências no combate ao mosquito Aedes aegypti. “O mutirão envolve a visitação em casas, orientação aos moradores e verificação de possíveis sintomas relacionados a arboviroses serão repassados para o setor de notificação da Atenção Básica. Além disso iremos identificar os focos em reservatórios. Para quem mora em áreas que têm problema de abastecimento de água, e precisam armazenar água, iremos tratar os reservatórios com larvicida”, garante o gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), André Cavalcanti.
A novidade é que Olinda, no último ciclo, ultrapassou a meta de cobertura dos imóveis (80%), atingindo 89,86% de cobertura dos imóveis. “O fator principal da ação é a colaboração de cada morador do município e que eles façam a parte deles que é estar em constante vigilância dentro da residência para que não haja possibilidade de acúmulo de água e para que o mosquito não se reproduza, nem se prolifere naquele ambiente”, reforça André.