A Uefa sorteou nesta quinta-feira (25) os oito grupos da primeira fase da Champions League, em cerimônia realizada em Istambul, na Turquia. Foram 32 equipes classificadas, divididas em quatro potes definidos pelo ranking, valendo lembrar que equipes do mesmo país não podem se encontrar nesta primeira fase. O primeiro pote, dos cabeças de chave, continha o atual campeão da Champions, o atual vencedor da Liga Europa, e outros seis campeões nacionais.
O primeiro sorteado da cerimônia foi o Ajax, se tornando o cabeça de chave do grupo A, que também recebe Liverpool, Napoli e Rangers. Já o grupo B, ficou encabeçado pelo Porto, e composto também por Atlético de Madrid, Bayern Leverkusen e Club Brugge.
O grupo C recebeu a composição mais desafiadora da primeira fase. O cabeça de chave Bayern de Munique reencontra Lewandowski no Barcelona, além de Inter de Milão e Viktoria Plzen. O grupo D, por sua vez, foi liderado pelo campeão da Europa League, Eintracht Frankfurt,e recebeu Tottenham, Sporting e Olympique de Marselha.
O cabeça de chave do grupo E foi o Milan, que encara Chelsea, Salzburg e GNK Dinamo na primeira fase da Liga dos Campeões, enquanto o grupo F ficou com o atual campeão Real Madrid, Leipzig, Shakhtar Donetsk e Celtic.
O grupo G teve o Manchester City sorteado do pote um, que enfrenta o Sevilla, o Borussia Dortmund, que reencontra Haaland, atualmente no time inglês, e o Copenhagen. Por fim, o Paris Saint-Germain de Neymar, Mbappé e Messi ficou com o grupo H, junto de Juventus, Benfica e Maccabi Haifa.
A fase inicial da Champions League tem início nos dias 6 e 7 de setembro, e vai até 2 de novembro – um período de tempo mais curto do que o normal, devido à Copa do Mundo no Catar, que começa em 20 de novembro.
Premiações
Além do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, a cerimônia da Uefa também premiou os melhores do ano da temporada europeia de futebol masculino e feminino. O troféu de melhor treinadora ficou com Sarina Wiegman, comandante da seleção da Inglaterra, enquanto Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, se consagrou como melhor técnico do futebol masculino.
Entre os jogadores, a meia-atacante do Barcelona Alexia Putellas foi agraciada com o prêmio de destaque do futebol feminino europeu, enquanto o troféu do masculino ficou com o atacante do Real Madrid Karim Benzema.
Veja também
Futebol TênisDado elogia Cruzeiro e explica estratégias para segurar o líder da Série B
Djokovic anuncia que está fora do US Open por não estar vacinado contra covid-19
Fonte: Folha PE