Nas redes sociais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, tuitou na manhã deste domingo (2) desejando uma boa votação a todos, e informou que a Justiça Eleitoral segue trabalhando para garantir um domingo tranquilo e seguro para os eleitores.
Pela primeira vez eleitores votam ao mesmo tempo, ou seja, no Acre, assim como em Fernando de Noronha, as seções eleitorais abriram as portas de forma simultânea.
Enquanto por aqui o dia da votação está apenas começando, em alguns países a eleição já acabou. No Japão, na Nova Zelândia e na Austrália, por exemplo, os brasileiros que lá moram já votaram.
Neste ano, outra novidade é que a urna vai pedir para o eleitor conferir o voto sempre que ele digitar o número de um dos candidatos. Uma mensagem no canto inferior da tela vai aparecer piscando dizendo para a pessoa conferir se o número está correto. Enquanto a mensagem piscar, não é possível apertar a tecla confirma. Mas essa mensagem é bem rápida, dura apenas um segundo. E, após conferir o número, o eleitor aperta o confirma e pode digitar o número do próximo candidato.
Lembrando que, quem quiser pode votar com broches, camisas e adesivos do candidato, desde que seja uma manifestação individual e silenciosa. Não é permitido, por exemplo, entoar gritos de guerra ou fazer manifestações coletivas em frente aos locais de votação.
Outra dúvida muito comum dos eleitores é se é possível votar de bermuda e chinelo. E a resposta é “sim”. Pode votar de bermuda e chinelo, só não pode ir votar sem camisa ou com roupa de banho, como sunga e biquinis.
Fonte: Agência Brasil