Estamos muito perto do encerramento das votações neste primeiro turno das Eleições 2022. Lembrando que 17h é o horário limite para que todos os eleitores do país exerçam o direito de escolher seus candidatos para os cargos de presidente, governador, senador, e deputados federal e estadual ou distrital, no caso aqui de Brasília.
E a Rádio Nacional reforça a informação que está sendo divulgada pelo TRE de que todos os eleitores que estiverem na fila da seção às cinco da tarde vão ter garantido o direito de votar, mesmo que ultrapasse um pouco o horário limite. Portanto, quem ainda não votou até agora, basta chegar na seção eleitoral a tempo para poder votar, mesmo que encontre um pouco de fila.
A Polícia Militar do Distrito Federal informou que está monitorando todos os 610 locais de votação até o fim da coleta de votos. Depois, os agentes de segurança pública vão atuar nas 20 juntas de apuração e nos 20 cartórios eleitorais do DF — que também vão ter um reforço da Polícia Judicial.
E a novidade nas eleições deste ano é que a votação está ocorrendo ao mesmo tempo em todo o país, independentemente do fuso horário. Então, às 17h no horário de Brasília, todos os estados brasileiros encerram a coleta de votos e iniciam o processo de apuração.
Por isso, a expectativa é de que nas eleições deste ano a totalização dos votos seja mais rápida em todo o país, já que não vai ser preciso esperar o fim da votação em estados com o fuso horário mais atrasado do que a hora oficial de Brasília.
Você pode acompanhar a apuração de votos na Rádio Nacional AM e na TV Brasil, que vão transmitir um programa especial a partir das cinco horas da tarde.
Fonte: Agência Brasil