Sob a relatoria do Ministro Carlos Horbach, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, nesta quinta-feira, os registros das candidaturas dos candidatos José Maria Eymael, do partido Democracia Cristã, e de Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação Brasil da Esperança.
Esta é a quarta sessão da justiça eleitoral na qual os ministros analisam os registros de candidaturas para a Presidência da República para as eleições de outubro. Até o momento, o TSE indeferiu a candidatura de Roberto Jefferson, do PTB. Para a corte, ele não pode se candidatar porque é condenado na justiça e está inelegível até dezembro de 2023.
Por esse motivo, o PTB oficializou o vice da chapa, Padre Kelmon, como novo candidato à presidência da República. Esse é o único registro pendente de análise pela justiça eleitoral, do total de 12 registradas até o prazo oficial. Até o momento, 10 candidaturas estão aptas para concorrer às eleições gerais deste ano.
Também em sessão da última terça-feira, os ministros da corte eleitoral anularam a convenção partidária do PROS que havia lançado a candidatura de Pablo Marçal à presidência. Com isso, o registro foi cancelado e o TSE aprovou a adesão do PROS à Coligação Brasil da Esperança, que apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.