O teste de integridade das urnas eletrônicas marcou o início das eleições neste domingo no estado do Rio de Janeiro.
Em solenidade no plenário do Tribunal de Justiça, o presidente do TRE, desembargador Elton Leme, emitiu a primeira zerésima, que é o documento que comprova que não há nenhum voto computado na urna.
As urnas escolhidas já estavam nas zonas eleitorais para a votação real e foram sorteadas nesse sábado. Ao todo são 43 urnas: 27 foram levadas para o Tribunal de Justiça, 10 continuam nos locais de votação e seis foram para a Fundação Getúlio Vargas, onde o teste inclui a biometria.
O desembargador Elton Leme explicou que a auditoria é feita em todas as eleições e que no final da votação as urnas sorteadas são comparadas às outras para confirmar a coincidência entre os votos digitados e os boletins emitidos. Em todo o estado são 4.844 locais de votação.
Nesta eleição, pela primeira vez, as Forças Armadas fazem a segurança em todos os locais de votação. São cerca de 8 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, assegurando, junto com mais 16 mil policiais militares do estado, o direito de voto do cidadão. Na capital, ainda há o reforço de 730 agentes da Guarda Municipal.
Fonte: Agência Brasil