O trânsito da localidade de Setúbal, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, passará por mudanças. A previsão da Prefeitura da cidade é de que as alterações ocorram em até 45 dias e contemplarão todos os meios de transportes.
De acordo com a prefeitura, o novo plano de circulação de veículos prevê a ampliação de faixas de pedestres e de áreas de calçadas com urbanismo tático, além da ampliação da Faixa Azul da avenida Visconde de Jequitinhonha.
Para a nova circulação, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) começaram, nesta terça-feira (19), a implantar a sinalização na área e fica o alerta para que os condutores fiquem alertas.
Com a mudança de circulação, as ruas Luiz Pimentel e João Eugênio do Lima passarão a ter sentido único em direção à Rua Visconde de Jequitinhonha.
Já as ruas Izabel Magalhães, Cônego Romeu e Leon Helmer seguirão com sentido único na direção contrária.
A Rua Antônio Passos terá o sentido único implantado em toda a sua extensão e seguirá em direção à Rua Capitão Zuzinha. O objetivo é melhorar a fluidez dos veículos e ordenar o trânsito na região.
Para garantir mais segurança nas travessias, está previsto o uso de urbanismo tático nas vias – a prfeitura calcula que serão mais de 1.160 m² ampliados para os pedestres em 53 peças de urbanismo tático e 48 faixas de pedestres implantadas e requalificadas.
Os redesenhos nas vias serão feitos, principalmente, nas esquinas, com o objetivo de reduzir a calha viária nos giros entre uma via e outra e, dessa forma, diminuir a velocidade dos veículos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e contempla o entorno da Ciclofaixa Jequitinhonha.
Para quem utiliza ônibus, uma boa notícia: a Faixa Azul da Jequitinhonha será ampliada em meio quilômetro, até o limite com a cidade de Jaboatão, a partir da Rua Armindo Moura.
“A intervenção na área de Setúbal é feita de forma completa na área e vai beneficiar pessoas que utilizam todos os meios de transporte. Tudo foi debatido junto à comunidade para atender a necessidade de todos e levar mais segurança e conforto na mobilidade dos cidadãos”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
Veja também
FLEXIBILIZAÇÃO Guerra na Ucrânia Universidades federais de Pernambuco continuarão exigindo uso em ambientes internos
Cerca de 20 mil mercenários estão lutando na Ucrânia, diz funcionário europeu
Você precisa fazer login para comentar.