tour-gastro:-visitamos-tres-restaurantes-da-zona-norte-do-recife!

Tour Gastrô: visitamos três restaurantes da Zona Norte do Recife!

Neste tour gastrô vsitamos três restaurantes bem bacanas na Zona Norte do Recife. Começamos pelo La Casa, antigo BarChef; depois seguimos pelo Gard – Cozinha Contemporânea, nas Estradas das Ubaias; e visitamos ainda o imperdível Fondue Casa Forte, na Praça de Casa Forte, um lugar cheio de requinte e bem intimista que super combina com o sabor que o restaurante oferece; e o Terraço Capibaribe, que funciona à beira do rio num ambiente cheio de natureza e com menu bem artesanal. Vamos nessa? Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

      Escreva a legenda aqui

O La Casa funciona na Av. Dezessete de Agosto, num casarão lindo e histórico. Já chama atenção de quem passa pela via principalmente à noite. A gente até imagina que está tendo algum evento tipo cerimônia de casamento ou festa de grande porte tamanho é o glamour da casa com seus lustres enormes e cheios de requinte. Mas é o funcionamento normal da casa, portanto, entre e delicie-se do sabor e do lugar numa experiência incrível.

Escreva a legenda aqui

O cardápio é bem variado, pra começar a brincadeira claro que sempre vamos naquele tradicional casquinho de caranguejo, acompanha torradas temperadas e no caldinho de camarão, que vem com torresmo. Para refeição, escolhi o camarão gratinado servido no abacaxi: de comer re-zan-do! O prato acompanha porção de arroz e é bem servido. No quesito sobremesa, fui direto na cartola porque é minha preferida. Tipicamente pernambucana, vem banana frita, queijo frito, açúcar e canela, servida com bola de sorvete.

Escreva a legenda aqui

O La Casa funciona como restaurante apenas na área externa (coberta), espaço amplo e arejado, equipe de garçons atenciosos e uma musiquinha ao vivo no melhor estilo lounge chique que a gente adora, e com volume que não atrapalha a conversa de ninguém. Na área do jardim, fonte e muitas luminárias que dão um charme a mais. Ideal pra um jantar a dois. Ah, tem balanço pra quem não dispensa aquela fotinha no feed das redes sociais. Funciona de terça a quinta-feira, das 18h às 23h e sextas e sábados, das 11h30 à 1h, e nos domingos das 11h30 às 21h. É na Avendia Dezessete de Agosto, 1893, em Casa Forte. Para mais informações, é só clicar AQUI!

Escreva a legenda aqui

Depois visitamos o Gard – Cozinha Contemporânea, que funciona na Estrada das Ubaias, também em Casa Forte. Existem entradinhas individuais e para compartilhar. Nas individuais, as opções são: caldinho de feijão e caldinho de macaxeira, ambos uma delícia! Para dividir, bruschetta de mussarela de búfala, croquete de carne seca, camarão alho e óleo, entre outras opções. De prato principal para 2 pessoas, Tépaca (frango recheado com catupiry e presunto de parma, ao molho curry, arroz com banana da terra e castanha de caju, finalizado com frutas cristalizadas; Avlu (linguado à belle meunière – linguado, camarão, champignon, alcaparras, salsa, batata souté, arroz e espinafre); ou quintal (escalopinho de filé mignon ao molho de vinho tinto, rubacão e batata rústica. 

                

No menu de pratos individuais, cortile, espaguete à carbonara, frango crocante, etc. A casa dispõe de pratos infantis (filé mignon com espaghete ao molho tomate ou peito de frango com arroz, purê ou batata frita). Tem ainda saladas, e de sobremesa, brownie na chapa (brownie acompanhado de sorvete de creme ganache de chocolate e morangos frescos) ou bricelet (biscoito bricelet acompanhado de sorvete de creme e calda de frutas vermelhas). Pra beber, a casa tem carta de vinhos, cervejas, caipiroscas, diversos drinques alcoólicos e não alcoólicos.

                                             

O ambiente é bastante acolhedor, com atendimento super atencioso de toda a equipe. Já na entrada você tem exposição de vinhos da casa, e no salão seguinte um ambiente mais aberto com parte coberta e outra não. Rola sempre uma musiquinha com repertório nota dez e que super combina com a vibe do lugar. É daqueles lugares bacanas pra ir a dois, com família ou amigos. O Gard tem cerca de 6 meses de funcionamento, novinho, novinho e merece ser descoberto pelos recifenses e também quem visita a cidade. Fica o convite! O cardápio é assinado pelo chef Leonardo Almeida, funciona de terça à sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h30; e aos domingos, das 11h30 às 16h. É na Estrada das Ubaias, 286, em Casa Forte. Para mais informações é só clicar AQUI!

              

Fondue Casa Forte funciona num dos endereços mais charmosos do Recife: logo no início da Praça de Casa Forte, famosa pelo jardim projetado por Roberto Burle Marx. A casa é bem intimista, com iluminação baixa, ideal pra casais que buscam um clima mais romântico num jantar a dois. O Fondue Casa Forte tem capacidade para atender até 200 pessoas. Como o próprio nome sugere, todo mundo vai até lá pra se deliciar com o fondue em suas mais variadas versões e cheias de acompanhamentos.

                

A Sequência Fondue Casa Forte vem com Fondues de Queijo, Filé Tradicional,  Filé  Suíno, Peito de Frango, Chocolate e rodízio dos acompanhamentos (14 molhos, espaguete na manteiga, espaguete ao alho e óleo, fritas, salada Caesar, salada Du Chef, saladas diversas). Os molhos são muitos e pra todo gosto: alho, azeitona, barbecue, cebola, manga, pimenta, rosê, queijo, tártaro, tomate seco, entre outros. Detalhe: além do fondue, o cliente pode saborear alguns itens como batata frita, salada e espaguete. Esses são oferecidos pelos garçons frequentemente durante o atendimento.

                   

O fondue de queijo vem com cestinha de pães (que podem ser repostos), além de batatinhas cozidas com casca e pedacinhos de goiabada. O cliente tem a opção de escolher entre a Sequência promocional (porções limitadas) ou a Sequência Fondue Casa Forte (porções ilimitadas). A casa serve ainda fondue de Frutos do Mar  (camarão, lagosta, peixe, salmão, etc). E o cardápio da casa também oferece menu além do Fondue: carnes, peixes, crustáceos, além de sobremesas variadas. Desta vez, fomos experimentar o novo produto da casa que é o fondue Ovomaltine, que falo mais abaixo. 

Caio Sotero, um dos sócios da casa que está sempre presente e cheio de simpatia recebendo os clientes

Finalizando a sequência, aquele momento que a gente adora: quando chega o fondue de chocolate. Para acompanhar esta delícia, frutas como morango, abacaxi, uva, banana, maçã, além de biscoitinhos e Marshmallow. De comer rezando! E tem novidade pra quem curte um fondue de chocolate hein! Eles começaram a servir o fondue de ovomaltine: receita exclusiva com blend de chocolates ao leite e meio amargo e o ovomaltine. Tem cerca de um mês que entrou no cardápio e já é sucesso na casa!

                    

                        O Fondue de Ovomaltine é a grande novidade da casa com receita exclusiva de blend de chocolate ao leite

O atendimento do Founde Casa Forte é primoroso, com rapidez e muita gentileza por parte dos funcionários. Caio Sotero, que é um dos sócios, é exemplo de atendimento em excelência. Vale lembrar que ao longo da Praça de Casa Forte existem outras opções de restaurantes e bares, além de cafés, livraria e algumas lojas. E bem em frente à ela está Matriz de Casa Forte. Dar uma caminhada por ela observando os jardins e movimentação em volta é bem bacana! Mas sem esquecer de experimentar o fondue que super combina com o lugar.

Olha que delícia: a casa também oferece fondue de frutos do mar

Na foto acima, outra opção de fondue que é o de frutos do mar. Vem com espetinhos de camarão, lagosta e salmão, acompanham molho para envolver os itens e deixá-los empanados, super crocantes.O fondue Casa Forte fica na Praça de Casa Forte, 661 (bem no começo dela, já do lado direito quando você entra pela Av. Dezessete de Agosto), funciona de segunda à segunda, das 19h à meia-noite, atende por delivery a partir das 18h. Para mais informações é só clicar AQUI!

Por fim, fomos ao Terraço Capibaribe, que funciona desde dezembro de 2021, oferecendo a quem mora ou visita a capital pernambucana uma experiência e tanta gastronômica, à beira do Rio Capibaribe. Localizado no coração do Poço da Panela, também na Zona Norte da cidade, o estabelecimento é um espaço para se conectar com a natureza e com o sabor de cada ingrediente, selecionado com muito cuidado para criação de pratos pra lá de autorais!

O ambiente é um atrativo à parte, rio Capibaribe e árvores em volta, local bastante arejado e uma vibe que todo mundo adora. Bom pra ir de casal, com família ou amigos, seja pela manhã ou à noite. O happy hour é bem concorrido. Se puder, vá de dia e outro dia à noite porque a atmosfera é bem diferente e vale a pena revisitar. Pra começar…o cardápio sugere caldinho de feijão e camarão. E são uma de-lí-cia! Caldinhos bem consistentes e cheio de sabor. Ah, super generoso no tamanho. Tem ainda mini espetos de frango, mini pastéis abertos de carne de sol, croquetes de cupim e bolinho de bacalhau. Experimentei este último, vem porção com quatro unidades, é saborosíssimo! E pra beliscar tem ainda: camarões ao Ramiro (à moda do Ramiro, puxado no azeite e alho), polvo à galega (polvo inteiro cozido na baixa temperatura, servido com molho pesto, aioli de cebolinha, mini batatas e confit de tomate cereja defumados.

                 

O cardápio navega pelo melhor da cozinha brasileira, especialmente pelos sabores de Pernambuco. Frutos do mar, saladas, carnes e outros ingredientes brilham nos pratos servidos pelo Terraço. Entre eles, mini batatas defumadas servidas com rabada braseada, carpaccio de carne de sol e o delicioso Cupim do Poço, marinado em chimichurri e assado lentamente por seis horas. A cozinha é definida como terroir, que nasce da troca de culturas sob a ótica de uma cozinha criativa, afetiva, autoral, simples e integrada aos produtores locais. No Terraço Capibaribe, você vai encontrar comida de verdade, feita na hora, que acolhe, e respeita as tradições e todos envolvidos no processo de construção do prato. Tem ainda filé mignon, nhoque com rabada, lasanha de abobrinha, etc. Tem também cardápio kids.

               

Para acompanhar os pratos, uma carta de vinhos portugueses, espanhóis, chilenos, argentinos, uruguaios, italianos e franceses. Os drinks, em grande parte, autorais, também são uma ótima pedida para os dias mais quentes na cidade. Destaque para o Capibe Mule, uma versão do Moscow Mule com espuma cítrica de hibisco, e Chá da Rainha, que leva gin, chá de frutas vermelhas, limão e morangos.O atendimento é bem ágil, tem opções de mesas na área externa e também num salão interno, mas claro que o espaço mais disputado é o que fica ao ar livre. Inclusive tem mesas na área em frente ao restaurante. Se estiver visitando a cidade, aproveite pra dar um giro pelo Poço da Panela, que é uma área super charmosa com casarões históricos, palmeiras imperiais e muito mais! Funciona na Rua Antônio Vitrúvio, 113, no Poço da Panela, bairro cheio de história, arquitetura e beleza que vale muito o turista bater perna pra ir descobrindo o que este lugar oferece, rende ótimas fotos. O Terraço abre de terça à sábado, das 12h às 23h e domingos das 12h às 18h. Para mais informações, é só clicar AQUI!

Veja também

Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes

About Redação

Veja também

Aniversário do Jaboatão: Sesc e Prefeitura entregam 12 quadras de beach tennis na Orla de Piedade

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Orçado em R$ 500 mil, complexo para a …