As comemorações em alusão aos 200 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) chegaram ao fim na manhã desta terça-feira (16). Encerrando a programação de aniversário, o Judiciário estadual realizou, no Salão do Pleno, no Palácio da Justiça, uma sessão solene em homenagem aos seus servidores.
Durante a cerimônia, foram entregues diplomas de honra ao mérito a 38 funcionários de diferentes setores do órgão judiciário. “Sem os servidores não se faz um bom Poder Judiciário. O atendimento eficiente à população depende, em grande parte, do trabalho deles. Esses aqui presentes representam tantos outros que também merecem homenagens”, afirmou o presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
Daniela Mascena, chefe de cerimonial da Corregedoria, foi uma das diplomadas. Com 30 anos de casa, a servidora apontou os avanços que ela presenciou o órgão vivenciar nos últimos anos. “Quando eu ingressei no Tribunal, a Corte tinha 27 membros. Hoje, já são 52. Isso demonstra o crescimento que o TJPE teve ao longo desses anos. Para mim, o mais importante foi a magistratura ter aberto espaço para as mulheres”, defendeu.
O evento foi marcado também por participações musicais. O Coral do TJPE deu início à celebração com “Anunciação”, de Alceu Valença, e o clássico norte-americano “Oh Happy Day”. Já a Orquestra Criança Cidadã encerrou a solenidade com um repertório de músicas clássicas e a versão instrumental do Hino de Pernambuco.
O presidente do TJPE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)
O bicentenário do TJPE foi celebrado ao longo de três dias. As festividades tiveram início na última quinta-feira (11), com uma cerimônia no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Na segunda-feira (15), foi realizada uma tarde de homenagens no Palácio da Justiça.
“Em um país que só tem 522 anos, cada virada de século é um marco enorme. Estamos fazendo dois séculos. O caminho é conhecer o nosso passado e buscar o futuro na modernidade, na informatização de todo o sistema judicial, para prestar jurisdicionalmente aquilo que o povo de Pernambuco precisa e merece”, afirmou o presidente do TJPE.
Veja também
monkeypox EleiçõesBrasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos
Pablo Marçal lança candidatura à presidência da República
Você precisa fazer login para comentar.