Capitão antigo, escalação inédita. Na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no Lusail, pelo Grupo G, Thiago Silva será o dono da braçadeira. O zagueiro já teve a mesma honra no Mundial de 2014 e, em 2018, fez parte do rodízio de capitães promovido pelo técnico Tite – que ainda não sinalizou se continuará com a postura ou se vai manter apenas o defensor em 2022. Se isso não chega a ser uma novidade, a lista dos 11 que começará jogando perante os sérvios será. O treinador deve acionar uma formação bastante ofensiva.
De acordo com o Globo Esporte, o Brasil vai jogar com Neymar mais recuado, tendo Vinícius Júnior aberto pela esquerda, Raphinha pela direita e Richarlison centralizado. Casemiro e Paquetá ficam mais atrás, no meio. A defesa será composta por Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro.
Tite utilizou apenas uma vez a formação com o quarteto ofensivo. Foi na vitória por 3×0 diante de Gana, em amistoso realizado em setembro. Na ocasião, porém, os laterais eram diferentes. No lugar de Danilo e Alex Sandro, jogaram Éder Militão e Alex Telles. Sendo assim, caso a escalação especulada seja a escolhida, será a primeira que os 11 jogadores iniciam juntos uma partida pelo Brasil.
Fred perde espaço
Com a mudança, quem perde vaga na seleção é o volante Fred. O jogador era esperado na equipe titular e, com sua presença, o Brasil teria um Paquetá mais ofensivo, caindo pelo lado esquerdo, próximo a Neymar. Richarlison e Raphinha continuariam, mas Vinícius Júnior, nesse cenário, começaria no banco de reservas.
Os dois treinos passados da Seleção foram fechados. O mesmo deve acontecer nesta quarta (23). Antes da atividade, o treinador concederá entrevista coletiva, acompanhado de Thiago Silva.
Zebra inspira
A vitória da Arábia Saudita por 2×1 diante da Argentina, nesta terça (22), pelo Grupo C da Copa, servirá de motivação para a Sérvia também tentar ser a “zebra” do dia perante o Brasil.
“Aquele jogo mostrou porque o futebol é bonito e que surpreender é possível. Isso nos dá certa confiança, mas sabemos que o nosso jogo será duro e muito difícil. Estamos esperançosos”, disse o meia sérvio Djuricic.
Além de Brasil e Sérvia, a rodada terá os jogos entre Suíça e Camarões, às 7h, no Al Janoub, também pelo Grupo G. No H, os embates serão entre Uruguai e Coreia do Sul (10h, na Cidade da Educação) e Portugal perante Gana (13h, no estádio 974).
Veja também
Lojas Havan Copa do Mundo 2022Havan rompe acordos de patrocínio com clubes para 2023 por ‘momento econômico e político’
Seleção Feminina de Futebol envia carta de apoio e ‘boas energias’ à Seleção Masculina
Fonte: Folha PE