teste-da-orelhinha-reforca-atencao-a-saude-auditiva-promovida-pela-prefeitura-do-recife

Teste da Orelhinha reforça atenção à saúde auditiva promovida pela Prefeitura do Recife

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado nesta quinta-feira (10), exame é importante agente para diagnóstico precoce. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)


A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como Teste da Orelhinha, permite verificar a presença de anormalidades na audição dos recém-nascidos. O exame, que deve ser realizado 48 horas após o nascimento e, idealmente, até o primeiro mês de vida, é o principal meio de detectar, precocemente, a impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A importância do exame é lembrada neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado nesta quinta-feira (10). 

No Recife, a Secretaria de Saúde (Sesau) municipal oferece o exame nas suas quatro maternidades – Barros Lima, em Casa Amarela, Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital da Mulher, no Curado. Só este ano, 8.388 testes foram realizados nos equipamentos municipais, a fim de prevenir e diagnosticar precocemente doenças auditivas ou surdez, seja adquirida ou congênita. 

“Esse processo de triagem neonatal na criança no primeiro mês de vida é o primeiro passo de um processo de atenção à sua saúde auditiva. O exame é fundamental para que o diagnóstico da criança seja concluído de forma ágil e o tratamento iniciado rapidamente, minimizando os demais prováveis problemas decorrentes”, detalha a coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital da Mulher do Recife, Nádia Narcisa Garcia Sousa. 

O teste, que é rápido, indolor e não tem contraindicação, dura em torno de cinco a 15 minutos. Durante o exame, uma sonda é introduzida no ouvido do bebê, emitindo um som, semelhante a um “clique”, captando seu retorno sonoro e vibração. Caso a triagem levante suspeita de alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica, através do Sistema de Regulação, na Rede Municipal de Saúde. 

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ – A data, comemorada no dia 10 de novembro, busca promover a educação, conscientização e prevenção para os problemas advindos da surdez. 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …