A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21), um alerta de chuvas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste do Estado, de nível amarelo – que indica estado de observação para risco moderado e pancadas de intensidade moderada a pontualmente forte. A validade do aviso é até 23h da quarta-feira (22).
A terça-feira, segundo dia do outono, começou com pancadas de chuva na RMR. Segundo a Apac, um sistema meteorológico evolui no Litoral do Estado e ultrapassa o bloqueio do vento, que impedia a chegada da chuva na região.
Apesar da expectativa de as chuvas serem maiores na Mata Sul e no Agreste, é esperado que na RMR e na Mata Norte também caiam chuvas moderadas.
No Interior do Estado, os maiores acumulados das últimas 24 horas se concentram no Sertão, onde a Apac tem alerta meteorológico de nível laranja válido até o fim da tarde.
Segundo o monitoramento em tempo real da Apac, a cidade com o maior índice em 24 horas até 5h desta terça-feira é Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, com 81,96 mm. Em Triunfo, na mesma mesorregião, o acumulado no mesmo período chega a 73,29 mm. Já em São José do Belmonte, no Sertão Central, o total é de 69,95 mm.
No Recife, o maior índice foi no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte, com 18,41 mm. Em Olinda, houve registro de 14,99 mm no bairro da Tabajara [confira mais índices no final do texto].
Para esta terça-feira, a previsão da Apac é de continuidade das chuvas em todo o Estado. Na RMR e Matas Norte e Sul, a agência espera tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada. A temperatura nas regiões deve variar entre 22ºC e 29ºC.
O Agreste também deve ter tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada. Os termômetros ficam entre 16ºC e 32ºC. Já no Sertão, onde as chuvas tendem a ser mais fortes conforme o alerta, as temperaturas esperadas são entre 18ºC e 32ºC.
Veja onde mais choveu
Santa Cruz da Baixa Verde – 81,96 mm
Triunfo – 73,29 mm
São José do Belmonte – 69,95 mm
São José da Coroa Grande – 48,62 mm
Orocó – 46,81 mm
Cabrobó – 43,34 mm
Lagoa Grande – 41,84 mm
Cumaru – 40,13 mm
Ipubi – 36,53 mm
Barreiros – 33,07 mm
* dados atualizados às 6h35
Veja também
Saneamento TUBARÃOTrês cidades brasileiras lideram Ranking 2023 de saneamento básico
Após três incidentes com tubarões em 2023, Alepe quer presença dentro do Cemit
Você precisa fazer login para comentar.