Até esta sexta-feira, o Tribunal de Contas da União informou que verificou 3.519 boletins de urnas do primeiro turno e não encontrou nenhuma divergência entre eles e os dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
A auditoria do TCU analisa uma amostra dos boletins de urnas de todas as unidades da federação comparando se as informações dos boletins são as mesmas que constam no sistema de totalização do TSE.
Essa auditoria é possível porque, ao final da eleição, cada urna imprime o chamado boletim de urna, com o resultado da votação. O boletim é fixado na parede em frente à seção eleitoral e pode ser conferido pelos fiscais e pelo público em geral. Para ter certeza que o resultado que é divulgado pela corte eleitoral é o mesmo colhido pelas urnas, basta comparar o boletim da urna fixado na porta da seção com os dados apresentados pelo TSE.
Até o momento, segundo o TCU, todas as informações dos boletins analisados batem com as do Tribunal Superior Eleitoral. Outros 570 boletins de urna do primeiro turno ainda estão em análise.
A população pode conferir o resultado da auditoria do Tribunal de Contas da União na página eleições.tcu.gov.br.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.