tapume-da-ponte-princesa-isabel-vira-tela-para-o-artista-afro’g

Tapume da Ponte Princesa Isabel vira tela para o artista Afro’G

Novo painel de arte urbana está situada ao lado direito da ponte, no sentido Rua da Aurora, e tem 160 metros de extensão (Foto: Uenni/PCR)

O Centro do Recife, um dos cartões postais mais simbólicos da cidade, está se transformando em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, com murais de diferentes tamanhos estampando muros e edifícios de grande visibilidade. Agora, mais um painel de arte urbana embeleza o coração da cidade, nos 160 metros de tapume da Ponte Princesa Isabel, que estão servindo de tela para as criações do artista Afro’G. Em sua obra, elementos futuristas se entrelaçam com mensagens profundas de conscientização ambiental e questões raciais, oferecendo uma experiência visual que transcende a mera estética. 

“Tentaram apagar meu personagem, riscaram o rosto dele. Aí, eu, sabendo que nesta ponte está acontecendo uma obra de restauração, surgiu em mim um questionamento: vou deixar que minha história seja apagada ou continuarei lutando pelo que minha arte quer trazer às ruas? Que é retratar positivamente as pessoas negras trazendo elementos da nossa cultura. Então, continuei criando mais personagens. Foi quando recebi o convite da Prefeitura do Recife para fazer o tapume todo, e aceitei”, relata Afro’G. 

Segundo o artista, ele busca trazer a “negritude e desconstruir conceitos”. Essa missão será evidente na criação de diversos elementos que acompanharão todo o percurso da ponte, trazendo à tona questões fundamentais relacionadas à diversidade e igualdade. Ao longo do extenso mural, quem observar cada detalhe poderá encontrar também elementos do Movimento Hip Hop, abordando reparações históricas e sonhos periféricos. Além de retratos dos animais que habitam o ecossistema do Capibaribe, destacando a necessidade de preservar essa biodiversidade que é fonte de vida, renda e alimento para comunidades ribeirinhas.  

“Cada mural é uma manifestação única, transmitindo mensagens e temas importantes que ecoam profundamente na cidade, incorporando elementos da história, diversidade e identidade pernambucana. Incentivar e viabilizar a execução do painel do artista Afro’G é uma forma de dar destaque a importância da representatividade negra na arte e na cultura local, além de embelezar a paisagem e criar uma conexão com os pedestres durante a manutenção da ponte”, explica a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

A histórica Ponte Princesa Isabel, que liga os bairros da Boa Vista e Santo Antônio desde 1863, está passando por uma grande obra de recuperação estrutural realizada pela Prefeitura do Recife por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Além da recuperação do tabuleiro da ponte, a intervenção conta com a substituição de 90 aparelhos de apoio, recuperação das vigas e lajes, chegando a um total de 2.988,50 m² de área recuperada e reforçada, dentre outras intervenções. A obra foi iniciada em dezembro de 2022 e possui um prazo previsto de 18 meses de duração.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …