Vistoria feita por equipe da Neoenergia Pernambuco, nessa terça-feira (26), identificou uma fraude de energia num supermercado localizado na cidade de Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a distribuidora, foi identificada uma alteração no medidor de energia do estabelecimento.
Os cálculos da Neoenergia mostram que o volume de energia recuperado na ação foi de 136 mil kWh, o que é suficiente para suprir o consumo de cerca de 1.150 residências em um mês.
A fraude foi identificada no Supermercado Compre Mais, localizado na rua Aires Belo, no centro de Barreiros. A reportagem tentou contato com o estabelecimento, mas não houve retorno.
Toda a energia não medida e consumida pelo cliente será cobrada por meio de processo administrativo, de acordo com a Neoenergia. A fraude no supermercado foi retirada, o cliente foi regularizado e a energia voltou a ser medida normalmente.
O setor de inteligência da Neoenergia Pernambuco identificou a existência da fraude durante uma fiscalização após analisar que a energia consumida pelo supermercado estava abaixo da normalidade. Uma equipe foi enviada ao estabelecimento e encontrou o furto.
“Este tipo de prática ilegal deve ser combatido, não apenas por ser furto de energia, mas também por caracterizar concorrência desleal, o que leva a uma vantagem indevida frente a outros supermercados”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
Furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Neoenergia, sem a necessidade de identificação.
Veja também
Vírus coronavírusBrasil registra 978 casos de varíola dos macacos
Fiocruz destaca queda da SRAG no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Você precisa fazer login para comentar.