suape-prepara-assinatura-de-ordem-de-servico-para-ramal-ferroviario-ate-a-transertaneja

Suape prepara assinatura de ordem de serviço para ramal ferroviário até a Transertaneja

Estudos para adequação e atualização do projeto do acesso ferroviário do Porto de Suape à futura Transertaneja terão início com a assinatura de ordem de serviço prevista para os próximos dias, conforme anunciou, nesta sexta-feira (13), o terminal marítimo

O trecho compreende 9,7 quilômetros de extensão entre o entroncamento da BR-101 com a Rota do Atlântico e a porção leste da Ilha de Tatuoca, em Suape. 

Esse ramal irá viabilizar a instalação de um terminal de minério na Ilha de Cocaia para escoamento da produção de jazidas localizadas em Curral Novo, no Piauí, localizada a 703 quilômetros do porto. 

Os estudos serão tocados por um consórcio formado pelas empresas TPF Engenharia e B & C Engenheiros Consultores Ltda, que venceu a licitação. A ordem de serviço para o início dos trabalhos será assinada pelo diretor de Engenharia da estatal portuária, Cláudio Valença, e pelos representantes das corporações. O prazo de execução do contrato é de 300 dias. O investimento no projeto é de R$ 5,27 milhões.

“É um passo muito importante de preparação da infraestrutura do porto para a chegada deste grande projeto ferroviário, que terá impactos positivos não só para Suape, mas para toda a cadeia produtiva de Pernambuco e dos Estados vizinhos. Há uma infinidade de novas possibilidades de negócios para diversas cargas, como grãos e veículos, por exemplo ”, enfatiza o diretor-presidente de Suape,  Roberto Gusmão. 

Entre os serviços a serem executados no prazo contratual estão estudos geotécnicos, topográficos e ambientais, entrega de relatórios, desenvolvimento do projeto, plano de ação e planilha orçamentária.

Transertaneja


A Ferrovia Transertaneja é uma alternativa à Transnordestina, iniciada em 2006 e que permanece inacabada por causa de sucessivos atrasos na obra, a cargo da TLSA, empresa responsável pela concessão do serviço. 

A autorização para construção do novo ramal foi assinada pelo então ministro da Infraestrutura (Minfra),  Tarcísio de Freitas, em 10 de dezembro de 2021. 

A obra será tocada pela iniciativa privada e tem custo estimado de R$ 5,7 bilhões

A retirada da ilha dos limites do porto organizado de Suape, para instalação do terminal, foi publicada no Diário Oficial da União em 28 de abril deste ano.


 

Veja também

About Folha de Pernambuco

Veja também

Empresário de Petrolina recebe a maior comenda da indústria brasileira

Pelo trabalho desempenhado em prol da indústria pernambucana o empresário Rafael Coelho, do Curtume Moderno, …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: