sos-rio-ipojuca-promove-evento-no-dia-do-rio-ipojuca,-nesta-terca-feira-(09)

SOS Rio Ipojuca promove evento no Dia do Rio Ipojuca, nesta terça-feira (09)

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira dia 9 de maio, é o Dia do Rio Ipojuca. De acordo com as leis municipal e estadual, esta terça-feira (9) é uma data dedicada ao debate dos problemas que o Rio Ipojuca passa. Com o título de um dos mais poluídos do Brasil, o rio, que antes tinha vida, se tornou um verdadeiro esgoto que passa por dezenas de municípios, e há muitos anos, vem sendo poluído diariamente. Lixo, baronesas, esgoto e até mau cheiro são os elementos mais característicos quanto se trata do Rio Ipojuca. No entanto, nem sempre foi assim, era um rio com água limpa, tinha uma barragem que fornecia água para Caruaru.

Lei Municipal – No dia 30 de abril de 2015, a Câmara de Vereadores de Caruaru, instituiu a data como dia do Rio Ipojuca, não para comemorar mas para discutir as problemáticas do rio e conscientizar as pessoas, a fim de promover o resgate do rio.

Lei Estadual – Em maio de 2018 foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, um Projeto de Lei que institui no calendário de eventos de Pernambuco o Dia Estadual do Rio Ipojuca. A data é comemorada em 9 de maio, com ações de conscientização nos municípios cortados pelo Rio. O objetivo da medida é incentivar a preservação e a conservação da bacia hidrográfica. A medida é de autoria da então deputada Laura Gomes, que justificou o projeto apontando que “a instituição do Rio Ipojuca no âmbito Estadual é medida necessária para a introdução da conscientização da população dos municípios cortados pelo Rio, objetivando a ampla divulgação sobre a preservação do mesmo em todos os sentidos, além da promoção de eventos alusivos à necessidade de sua conservação”.

O Rio Ipojuca possui uma área de 3.435,34 km², que representa 3,49% do território de Pernambuco, abrangendo territórios parciais de 25 municípios: Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Chã Grande, Escada, Gravatá, Ipojuca, Poção, Primavera, Sanharó, São Caetano, Tacaimbó, Agrestina, Alagoinha, Altinho, Amaraji, Arcoverde, Cachoeirinha, Pesqueira, Pombos, Riacho das Almas, Sairé, São Bento do Uma, Venturosa e Vitória de Santo Antão.

O Movimento Ecológico SOS Rio realizou plantação de mudas na APP localizada na rua das oficinas nos Guararapes (margem do Rio Ipojuca), na rua das oficinas, no terreno de seu Reinaldo.

Essa área está em avançado grau de recuperação e será mostrada a sociedade como exemplo do que pode ser feito às margens do rio.

Para resgatar o rio seria necessário um esforço coletivo entre o poder público e a população. Enquanto este cenário não muda, cada pessoa e também as indústrias podem contribuir para ajudar o Ipojuca.

Foto: Divulgação.

PUBLICIDADE

Fonte: Prefeitura de Caruaru

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …