sitio-historico:-promotoria-recomenda-que-municipio-de-olinda-apresente-plano-de-protecao-do-horto-d’el-rey

Sítio Histórico: Promotoria recomenda que município de Olinda apresente plano de proteção do Horto D’el Rey

  • Início


     

  • Comunicação


     

  • Notícias


     


  • Sítio Histórico: Promotoria recomenda que município de Olinda apresente plano de proteção do Horto D’el Rey

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 7

12/09/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Histórico e cultural de Olinda, recomendou ao Município de Olinda que adote uma série de medidas visando à proteção do Horto D’el Rey (sítio dos Manguinhos), localizado no sítio histórico de Olinda. O Horto D’el Rey, no passado, abrigou o 2º Jardim Botânico do Brasil, criado em 1811, sendo área de relevante interesse ecológico pelo Decreto Municipal nº072/2005.

Em audiência pública, o proprietário de mais de 80% do Horto relatou que a área sofre constantes invasões e que vem sofrendo ameaças, sendo que nunca teve apoio ou incentivo das gestões municipais para a conservação da área, esclarecendo que as ocupações são recentes, consistindo em algumas casas de alvenaria e madeira.

No prazo de 120 dias, ao Município de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEPAC), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e demais secretarias cabíveis, foi recomendado a formulação e apresentação de Plano de Proteção do Horto D’el Rey, com a adoção de políticas públicas para a área (Plano de Manejo e Manutenção periódica do local, com fiscalização e monitoramento, por meio de gestão compartilhada.

No prazo de 45 dias, o município deve realizar a remoção de entulhos existentes na área do Horto D’el Rey.

Já no prazo de 30 dias, devem ser realizados a atualização e apresentação de levantamento das ocupações irregulares na área do Horto d’el Rey feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social e

Direitos Humanos, e a inserção, nas rotinas administrativas, da realização de operações conjuntas de fiscalização e controle urbano, com envio de relatórios periódicos ao Ministério Público, a fim de que sejam coibidas novas ocupações na área.

Mais informações, a recomendação da promotora de Justiça Belize Câmara foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de 07 de setembro.

Imagem acessível: fotografia com imagem aérea do sítio histórico de Olinda, destacando o farol e a Igreja da Sé

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Referência em carnes nobres, Sal & Brasa Jardins reúne atendimento de excelência e espaço exclusivo para confraternizações

Localizado no coração da Zona Norte do Recife, o Sal & Brasa Jardins se destaca …