Coordenada pela Defesa Civil do Recife, ação teve o objetivo de preparar a comunidade para uma eventual evacuação da área em caso de deslizamento grave (Foto: Iggor Gomes/PCR)
Moradores de Nova Descoberta participaram, na manhã desta quinta-feira (31), do 1º. Simulado de Evacuação de Emergência, realizado pela Prefeitura do Recife com o objetivo de preparar a população das áreas de risco para atuar em situações de emergência. A atividade foi coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil e treinou a comunidade para uma eventual necessidade de evacuação da área em caso de deslizamento grave.
O simulado aconteceu no entorno da Rua Monsenhor Teobaldo Rocha, no Córrego do Beiju, com participação do SAMU, CTTU, Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSDHJPD), Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Ao sinal dos apitos, os moradores saíram de suas casas e seguiram para o Ponto de Encontro e Acolhimento, onde foram recebidos pela equipe da Defesa Civil do Recife.
Numa ocorrência real, após avaliação da situação com participação dos Bombeiros, em caso de não haver mais risco iminente, as pessoas serão orientadas a voltar para casa. “Não se faz Defesa Civil sem o apoio da população. É um conjunto integrado de ações com o objetivo de garantir a segurança dos moradores. A sociedade civil é fundamental para nosso trabalho”, afirmou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.
A ação marcou o encerramento do trabalho realizado na área pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população. “É uma ação muito importante para o trabalho preventivo nas áreas de risco. Caso aconteça um desastre, saberemos como agir e para onde fazer a evacuação das pessoas. Tivemos quatro encontros anteriores e hoje é a aula prática”, destacou o líder comunitário Edinaldo Simplício.
Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos locais. Para este ano, dentro da Ação Inverno 2022, estão previstos três NUPDECs, sendo 2 comunitários e 1 escolar.
AÇÃO INVERNO 2022 – A Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno 2022, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado, incluindo obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades