sic-registra-853-inscritos-habilitados-e-segue-para-etapa-de-avaliacao-artistica

SIC registra 853 inscritos habilitados e segue para etapa de avaliação artística

Após período de recursos, Prefeitura do Recife anuncia que foram aprovados 853 projetos: 72 no Mecenato e 781 no Fundo de Incentivo à Cultura para a próxima etapa. Resultado da avaliação artística será divulgado no mês de junho

Confirmando a riqueza e a diversidade cultural da cidade fluente e eloquente em todas as linguagens artísticas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, divulgou hoje (27) a lista final de habilitados na avaliação documental dos dois editais do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), lançados no ano passado, que totalizam o aporte recorde de R$ 13,5 milhões na produção cultural recifense.

Após o período de recursos, foram aprovados 853 projetos para a próxima etapa, de avaliação artística: 72 no Mecenato e 781 no Fundo de Incentivo à Cultura. O resultado pode ser conferido no Diário Oficial do Recife (https://dome.recife.pe.gov.br/dome//).

“O SIC vem se afirmando como o nosso mais importante instrumento de fomento a projetos culturais. E, a cada ano, vem sendo ampliando o alcance desse suporte do poder público municipal à cultura, seus brincantes, detentores e fazedores. Nessa esfera, é uma ferramenta consolidada e efetiva de democratização de recursos, a partir de edital, para a realização cultural, nas suas mais diversas linguagens e desdobramentos, que também acaba democratizando o acesso da população aos bens culturais, promovendo a fruição e o encontro, nas ruas e espaços públicos, entre antigas e novas plateias, com tradições e inovações culturais. Repetindo os bons resultados do ano passado, os novos editais do SIC confirmaram a importância e alcance do mecanismo. Importante dizer também que esse edital, que teve mais uma ampliação de recursos investidos, carrega o marco de ser o primeiro regido pela nova Lei do SIC, agregando novas linguagens apoiadas”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Entre os 781 projetos habilitados para a seleção artística no edital referente ao Fundo de Cultura, que prevê investimento direto do poder público municipal, destacaram-se cinco linguagens/áreas de produção cultural: audiovisual, música, cultura popular, pesquisa e formação cultural e teatro, que respondem, juntas, por quase dois terços dos inscritos.

Já entre os habilitados para a próxima etapa do edital do Mecenato, mecanismo que assegura o direcionamento, por empresas recifenses, de parte dos impostos municipais para projetos aprovados no SIC, as linguagens predominantes foram audiovisual, música, artes visuais, arte popular e design e moda.

A avaliação do mérito artístico dos projetos habilitados será feita por pareceristas selecionados em edital público, realizado pela Prefeitura no ano passado, com formação acadêmica e/ou experiência profissional comprovada em arte e cultura, na elaboração e na avaliação de projetos culturais. O resultado será anunciado no mês de junho.

Sobre o SIC 2023 – Os editais em curso do SIC representam um novo marco para a realização cultural na cidade: foram os primeiros lançados na vigência da nova Lei nº 19.052, sancionada em abril do ano passado. E, mais uma vez, confirmam o maior investimento já feito pelo poder público municipal no principal instrumento de fomento cultural da cidade. Outra novidade é a inclusão de três novas linguagens e manifestações culturais entre as práticas artísticas contempladas: Pesquisa e Formação Cultural; Design e Moda; e Artes Culturais Integradas e Arte e Tecnologia.

A Lei inclui ainda outras 13 possibilidades de celebração e produção cultural e artística: Gastronomia; Música; Teatro; Circo; Ópera; Dança; Audiovisual; Fotografia; Literatura; Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Cultural e Museologia; e Cultura Popular.

About Redação

Veja também

teatro-de-santa-isabel-celebra-174-anos-com-shows-gratuitos-neste-fim-de-semana

Teatro de Santa Isabel celebra 174 anos com shows gratuitos neste fim de semana

Sábado e domingo (duas 18 e 19), às 20h e 17h, respectivamente, um dos mais …