setembro-amarelo:-hospital-eduardo-campos-da-pessoa-idosa-alerta-para-indices-de-suicidio-entre-a-populacao-acima-dos-60-anos

Setembro Amarelo: Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa alerta para índices de suicídio entre a população acima dos 60 anos

Um estudo recente publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria aponta que houve um aumento de 9,1% na taxa de suicídio entre idosos durante a pandemia da covid-19

Neste Setembro Amarelo, mês prevenção do suicídio, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), unidade ligada à Prefeitura do Recife, chama atenção para os cuidados com a saúde mental da população a partir dos 60 anos. Um estudo recente publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, intitulado “Differential impact in suicide mortality during the covid-19 pandemic in Brazil”, concluiu que houve um aumento de 9,1% na taxa de suicídio entre idosos durante a pandemia da covid-19. A pesquisa comparou dados do DataSUS, sistema de dados do Ministério da Saúde, registrados em 2020 com a média de dez anos anteriores.

É imprescindível que a população esteja alerta e atenta a vivência do sofrimento mental da pessoa idosa como aumento de irritabilidade, reclusão social, prejuízo cognitivo, sentimentos de cunhos negativos que falam do desvalor da vida. Todos estes sinais costumam preceder o pensamento suicida. “O idoso com depressão é mais vulnerável à morte por suicídio que um adulto com o mesmo diagnóstico. É justamente por essa população ter outras fragilidades que as tentativas de suicídio são mais concretizadas do que as executadas por adultos e adolescentes”, ressalta o psiquiatra do HECPI, Alberto Gorayeb.

Entre as vulnerabilidades que a população a partir de 60 anos enfrenta, estão a exclusão do mercado de trabalho, vivência da solidão, ameaça do papel social, além do surgimento de doenças clínicas como hipertensão e diabetes. “Todos esses fatores somados, se tornam os principais responsáveis pelos indicadores e prevalência do adoecimento mental na pessoa idosa”, completa o psiquiatra.

A psicóloga do HECPI, Rita de Kássia Nóbrega, também acrescenta que as medidas de distanciamento social durante a pandemia geraram impactos emocionais que reverberam até hoje na população idosa. “Para muitas pessoas, também foram experiências de distanciamentos afetivos. Como ainda estamos atravessando o cenário de pandemia, ressaltamos a importância da manutenção dos vínculos afetivos, retomada ou criação de atividades rotineiras que façam sentido ao idoso, a prática de atividade física, e participação ativa nos grupos de idosos existentes no município do Recife”, explica.

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa realiza atendimentos interdisciplinares em áreas como Psiquiatria e atenção psicossocial (Psicologia e Serviço Social). No atendimento ambulatorial de Psicologia, o acolhimento inicial ao idoso pode ocorrer através de plantão psicológico, psicoterapia breve e grupos terapêuticos. Para ter acesso aos serviços da unidade, a população deve procurar a sua unidade de saúde de referência para receber o encaminhamento. O agendamento ocorre através do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Recife. 

“Recebemos demandas referentes a ideias suicidas, como desejos e planos que a pessoa tem para dar fim à própria vida. Quando essa demanda é presente no acolhimento psicológico, são percebidos os principais fatores de risco e é realizada uma avaliação clínica como baixo, médio ou grave risco”, esclarece a psicóloga. Nestes casos, os pacientes são acompanhados, também, de maneira interdisciplinar na Rede Municipal de Saúde. 

Kássia ressalta a importância de buscar meios para ter um envelhecimento saudável, uma vez que o aumento da população idosa é uma realidade mundial e não pode ser ignorada. “Estudos acadêmicos alertam que intervenções de prevenção e promoção à saúde mental oferecem potencial em promover autonomia, saúde, cidadania, planejamento e adaptação à aposentadoria, reduz sintomas de depressão, de ansiedade e prevenção ao suicídio”, afirma.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …