Sediada no Recife, a Copa América de basquete 2022 chega na sua reta final neste fim de semana. Brasil, Canadá, Estados Unidos e Argentina disputam o grande título da competição no ginásio do Geraldão, com expectativa de bom público. As semifinais acontecem no sábado (10) e a decisão do terceiro lugar e a grande final, no domingo (11).
A seleção brasileira entra em quadra às 20h40, contra o Canadá. Invicto na competição, o Brasil está usando bem o fator casa para vencer as partidas. Nas quartas de finais contra a República Dominicana, a seleção esteve perdendo até o terceiro quarto, mas conseguiu a vitória no último quarto.
“A gente sabe que jogar em casa nos dá uma energia a mais para ter cabeça e buscar a vitória mesmo quando estamos atrás do placar. No terceiro quarto, eles estavam na nossa frente, mas conseguimos aproveitar a vantagem que o torcedor nos deu durante o jogo”, disse Cristiano Felício, eleito o melhor jogador das quartas de finais.
O Canadá estava no grupo do Brasil na primeira fase da competição. Os times se enfrentaram na estreia e os brasileiros saíram vencedores com um triunfo por 72 a 63.
Os canadenses não perderam mais nenhuma partida na Americup e se classificaram para as semifinais com uma vitória contra o México por 82 a 77. O destaque da equipe é o ala-armador Dalano Banton, que joga no Toronto Raptors da NBA.
Antes da partida do Brasil, Argentina e Estados Unidos se enfrentam às 17h10, as duas equipes lutam pela vaga na final. Os norte-americanos se classificaram com uma vitória apertada diante de Porto Rico, por 85 a 84. Já os argentinos não tiveram nenhuma dificuldade para derrotar a Venezuela e fizeram um placar de 76 a 53.
Assim como o Brasil, a Argentina está 100% na competição e é cotado como o favorito a conquistar o título. O ala Gabriel Deck é o maior pontuador da Americup com 77 pontos.
No domingo (11), os horários das duas partidas são iguais aos das semifinais. Primeiro tem a decisão do terceiro lugar será disputada, às 17h10, e depois, às 20h40, acontece a final.
Veja também
Náutico Automobilismo“Nos coloca no campeonato”, fala Dado sobre vitória diante do Brusque
No radar da Fórmula 1, brasileiro Felipe Drugovich pode ser campeão da Fórmula 2 em Monza
Fonte: Folha PE