semana-santa:-confira-o-abre-e-fecha-da-prefeitura-do-recife

Semana Santa: confira o abre e fecha da Prefeitura do Recife

Além de apoiar a realização de espetáculos em homenagem à Paixão de Cristo, a Prefeitura do Recife oferecerá ações do Olha! Recife e do Praia sem Barreiras para quem quer curtir o feriadão

A Prefeitura do Recife vai oferecer opções de lazer para os recifenses e turistas que quiserem aproveitar o feriadão da Semana Santa na cidade. O Marco Zero, no Bairro do Recife, volta a receber o espetáculo “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo”, da Sexta-feira Santa (29) até o Domingo (31), sempre às 18h. Nestes mesmos dias, a Paixão de Cristo de Casa Amarela será realizada na Concha Acústica do Sítio Trindade, sempre às 20h. Em função do feriado, alguns serviços municipais não estarão disponíveis e/ou terão horário de funcionamento alterado.

O museu Paço do Frevo funcionará normalmente, de quinta-feira (28) a domingo, com os últimos dias da exposição “A Magia do Galo”. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível tanto na Sexta-feira Santa quanto no Domingo de Páscoa; e o Olha! Recife também vai disponibilizar um tour por atrativos turísticos na sexta-feira, com saída às 9h30, da Praça do Arsenal. Já o projeto Praia sem Barreiras acontecerá de sexta-feira até o domingo, das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem. E quem quiser aproveitar os dias para cuidar da saúde, os Centros de Vacinação (CV) estarão oferecendo imunização contra influenza para todos os grupos prioritários, além de Covid-19 e atualização de caderneta de vacinação para o público em geral.

Confira o que abre e fecha durante o feriado da Semana Santa:

EDIFÍCIO-SEDE – O edifício-sede da PCR estará fechado neste feriado de Páscoa. As atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na segunda, 1º de abril.

SAÚDE – Nesta quinta e na Sexta-feira Santa (28 e 29/3), ponto facultativo e feriado de Páscoa, respectivamente, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial de funcionamento para garantir o atendimento à população. Os Centros de Vacinação estarão oferecendo imunização contra influenza para todos os grupos prioritários, além de Covid-19 e atualização de caderneta de vacinação para o público em geral. Na quinta-feira, o funcionamento será das 9h às 19h nas unidades dos shoppings Tacaruna, Riomar, Recife e Boa Vista. Já na Sexta-feira, será das 12h às 19h no Tacaruna, Riomar e Recife, e das 11h às 19h no Boa Vista. Em ambos os dias, o Centro de Vacinação do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, estará aberto das 8h às 18h. Os pontos de testagem para covid-19 também estarão funcionando. Tanto na UBT José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h, quanto no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, das 8h às 17h, não há necessidade de agendamento. Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento por meio do telefone 3355-7712, das 8h às 17h.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Areias, e Helena Moura, na Tamarineira. O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais e de imagem suspensos durante o feriadão da Páscoa, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de violência.

CULTURA – Para celebrar a cultura como liturgia e compromisso sagrado, neste feriado santo, o Recife vai ter espetáculo a céu aberto e programação para todos os gostos nos espaços culturais municipais, com realização, ou apoio da Prefeitura. 

No Marco Zero, a história mais antiga e evocada da humanidade será contada no espetáculo “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo”, nos próximos dias 29, 30 e 31 de março, sempre às 18h. Em sua 26ª edição, a encenação, gratuita e aberta ao público, com realização da Apacepe e patrocínio da Prefeitura do Recife, reunirá 50 atores e atrizes no elenco, além de 80 figurantes, para emoldurar a história de Jesus Cristo com temas e questões contemporâneas e urgentes, que atravessam e desafiam a humanidade a rever preconceitos e valores.

Também com apoio da Prefeitura, a Paixão de Cristo de Casa Amarela, tradicionalmente montada e encenada por moradores do bairro, terá sua 22ª edição apresentada por um elenco de mais de 100 pessoas, na concha acústica do Sítio Trindade, nos próximos dias 28, 29 e 30 de março, às 20h. O acesso é gratuito.

Fora da via crucis, o circuito cultural do feriado também será intenso, com programações variadas em museus e teatros. O Paço do Frevo (@pacodofrevo) funcionará normalmente, de quinta a domingo, convidando o Recife aos últimos dias da exposição “A Magia do Galo”, dedicada ao maior símbolo do Carnaval do Recife. No sábado (30) e no domingo (31), a partir das 15h, serão também oferecidos debates e conversas sobre o frevo, seus acordes, brincantes, repercussões e transformações ao longo do tempo. As inscrições são gratuitas. Mais informações no Instagram no museu. Na quinta e na sexta (28 e 29), o Paço funcionará das 10h às 17h. No sábado e no domingo (30 e 31), abrirá das 11h às 18h. 

Entre os teatros, o destaque é o Santa Isabel (@teatrodesantaisabel), que recebe os espetáculos Cinderella, na quinta (28), às 19h, e Romeu e Julieta, no domingo (31), também às 19h.

TURISMO E LAZER – Nesta Semana Santa, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível em dobro. O percurso que passa por mais de 30 bairros recifenses, passando pelos principais atrativos turísticos, estará disponível das 7h às 17h, nesta sexta-feira (29) e domingo (31). O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que oferece roteiros gratuitos e guiados, também estará com tour por atrativos turísticos na sexta-feira (29), com saída às 9h30, da Praça do Arsenal. Mais informações pelo site www.olharecife.com.br

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife (JBR), Zona Oeste da cidade e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, estarão fechados a partir da quinta-feira (28), até do domingo (31), devido ao feriado da Semana Santa. O JBR abre suas portas na terça-feira (2), das 09h às 15h, com entrada gratuita.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – Nesta Sexta-feira da Paixão (29), o Hospital Veterinário do Recife funciona em expediente diferenciado, aberto das 7h às 13h, para urgências. A partir da segunda (1), o expediente volta ao normal, das 7h às 18h. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – O projeto Praia sem Barreiras acontece, normalmente, de sexta-feira até o domingo, das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. A ação consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local. É importante ressaltar que a atividade poderá ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta. 

Na quinta (28) e sexta-feira (29), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

As exceções são o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. Também mantêm o funcionamento os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que permanecem com a oferta de refeições para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

COMPAZ E BIBLIOTECAS – A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas da próxima quinta-feira (28) até o domingo (31, em virtude do feriado da Páscoa.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estarão fechados neste feriado em comemoração à Páscoa. As exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia; e o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, em Areias, que atende todos os dias, das 7h às 19h. Os demais serviços e atividades serão retomados normalmente na segunda, 1º de abril.

MERCADOS E FEIRAS – Os mercados e feiras públicas do Recife vão funcionar normalmente na próxima quinta-feira: 6h às 18h. Na Sexta-feira da Paixão, os equipamentos vão atender o público de 6h às 13h. No sábado, como de costume, o horário de funcionamento será de 6h às 18h; e no domingo, 6h às 12h. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (28), devido ao feriado da Semana Santa. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (1º), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

ESPORTES – As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas a partir da tarde da quinta (28) e na sexta-feira (29). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) fecha tanto na quinta quanto na sexta.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO – Em razão do feriado da Semana Santa, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (29), nem na quinta-feira (28) em razão do decreto de ponto facultativo. Os serviços retornam na segunda-feira (1) na Agência de Emprego situada no antigo prédio da Fama, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira (1), nos horários normais dos cursos. Já os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam suas atividades na terça-feira (2), das 8h às 16h, conforme funcionamento do equipamento.

PROCON RECIFE – Em virtude do feriado da Semana Santa, não haverá expediente, na quinta (28) e sexta-feira (29), na sede do Procon Recife, situada na Rua do Imperador, 491, bairro de Santo Antônio. Os postos de atendimento do órgão, localizados nos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Hélder, no Coque, e Professor Paulo Freire, no Ibura) também estarão fechados. O atendimento volta a funcionar normalmente na segunda-feira (1º), das 8h às 17h.

PROCURADORIA – Na próxima quinta-feira (28), véspera do feriado da Sexta-feira Santa (29), foi considerado ponto facultativo e não haverá expediente também no Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM). O órgão, localizado  no Empresarial Riomar Trade Center,  no bairro do Pina, volta ao atendimento presencial na próxima segunda-feira (1°), das 8h às 14h.

About Redação

Veja também

sport-vira-parceiro-da-prefeitura-na-moeda-social-capiba

Sport vira parceiro da Prefeitura na moeda social Capiba

Time bicampeão pernambucano visitou a PCR e repassou camisas e ingressos para serem trocadas pela moeda social digital através …