semaforos-inteligentes-comecam-a-operar-no-recife-nesta-sexta-(5)

Semáforos inteligentes começam a operar no Recife nesta sexta (5)

Avenidas Antônio de Góes e Abdias de Carvalho serão os primeiros corredores viários a receber a nova tecnologia, que prevê a programação dos sinais em tempo real, a partir da análise do fluxo de veículos 

Para garantir mais mobilidade e segurança viária ao trânsito do Recife, a Prefeitura, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inicia a implantação de semáforos inteligentes nesta sexta-feira (5). O investimento inicial de R$ 1,07 milhão possibilitará uma melhoria no fluxo de tráfego, por meio da programação de forma automática dos ciclos semafóricos a partir da análise do tráfego em tempo real. As primeiras avenidas a receber a tecnologia serão a Antônio de Góes, em todo o corredor, e a Abdias de Carvalho, no trecho entre a Chesf e o Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Sport). Os primeiros dispositivos serão implantados no cruzamento da Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina. As vias terão todos os equipamentos concluídos até o final de agosto. Estima-se que, diariamente, 140 mil veículos circulam por esses locais, além das linhas de ônibus que transitam nessas vias. 

“Haverá mais segurança e eficiência do trânsito com esses novos semáforos. Planejamos que haja redução de congestionamentos na via, agilidade nos reparos em caso de falha nos equipamentos, ajuste automáticos dos tempos de verde e vermelho de acordo com a condição do trânsito, mais segurança para pedestres nas travessias e, ainda, a Central de Operações de Trânsito vai ter um monitoramento em tempo real dessas atividades”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.  

Os novos semáforos vão possibilitar mais eficiência da malha viária, reduzindo o número de infrações e sinistros de trânsito, ao controlar melhor os fluxos entre veículos e pessoas nas interseções. Também promoverão uma redução dos congestionamentos e tempos de espera devido à adaptação contínua ao comportamento do tráfego nas vias. Isso vai ajudar, especialmente, em casos de grandes ocorrências que causem interdições temporárias de trânsito, como obras e manifestações. 

Os dispositivos também vão garantir um trânsito mais sustentável por meio da redução de emissões de carbono. Existe, ainda, uma potencial redução na emissão de poluentes com o tráfego mais fluido, uma vez que reduz as paradas e acelerações dos veículos. 

Espera-se que, com os semáforos adaptativos, os ciclos estejam mais próximos à necessidade do fluxo do momento, o que vai garantir mais oportunidade de travessias para pedestres. Além disso, é importante que os condutores respeitem a velocidade da via para melhor potencialidade do sistema é maior segurança viária 

A TECNOLOGIA – A tecnologia de semáforos inteligentes tem o objetivo de adaptar o tempo dos semáforos verde e vermelho de acordo com as necessidades das vias para tornar o trânsito mais eficiente. Ela é feita por meio de câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software que será capaz de atualizar a programação dos semáforos em tempo real, a depender do fluxo de veículos. Isso vai aumentar a capacidade e, consequentemente, melhorar a fluidez nas vias de acordo com a demanda verificada pelos sensores. 

HISTÓRICO – O primeiro passo para implantação dos semáforos inteligentes foi o investimento de R$ 30 milhões em 2023, para aquisição de 200 novos controladores e nobreaks, que garantiram maior estabilidade à rede semafórica. Desde lá, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, o que garante menos defeitos e maior agilidade de conserto, caso necessário. Além disso, os nobreaks permitem o funcionamento dos grupos semafóricos por até três horas em caso de falta de energia.

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-lanca-edital-do-primeiro-concurso-publico-do-brasil-para-secretaria-da-mulher

Prefeitura do Recife lança edital do primeiro concurso público do Brasil para Secretaria da Mulher

Certame será em três etapas. Resultado final deve ser divulgado no dia 5 de novembro. …